Buscar

constante ?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Um carro estava em repouso no marco zero de uma estrada retilínea, quando vê passar por ele uma moto com velocidade constante de 20 m/s. Nesse momento, o motorista imprime no carro uma aceleração constante de 1,6 m/s2, perseguindo a moto. Determine: a) O tempo que o carro gasta para alcançar a moto. b) A distância que ele percorre nesse tempo.

Resolução

---

Para a resolução desta questão é necessário empregar conceitos de cinemática, como a determinação da equação de movimento dos corpos envolvidos, velocidade constante e aceleração.

---

O problema envolve o movimento de dois corpos: a moto que possui velocidade constante de 20 m/s para todo instante, e o carro que parte do repouso com aceleração de 1,6 m/s2. É necessário determinar a equação do movimento de ambos os corpos, que é dada pela seguinte expressão geral em função do tempo:


\[s\left( t \right) = {a \over 2} \cdot {t^2} + {v_0} \cdot t + {s_0}\]

Onde:

  • s: é a distância percorrida pelo corpo em relação ao espaço inicial (s0) em função do tempo (t) decorrido;
  • a: é a aceleração que o corpo apresenta;
  • v0: é a velocidade do corpo no instante inicial.

No caso, pode-se considerar o espaço inicial (s0) como sendo o ponto em que a moto ultrapassa o carro, portanto:


\[s_0=0\]

----

No caso, a moto apresenta somente velocidade constante, portanto sua equação de movimento é a seguinte:


\[\eqalign{ {s_{moto}}\left( t \right) &= {0 \over 2} \cdot {t^2} + 20 \cdot t + 0\quad \to\cr{s_{moto}}\left( t \right) &= 20 \cdot t }\]

---

Já o carro, parte do repouso (v0 = 0) acelerando, logo, sua equação de movimento é a seguinte:


\[\eqalign{ {s_{carro}}\left( t \right) &= {{1,6} \over 2} \cdot {t^2} + 0 \cdot t + 0\quad \to\cr{s_{carro}}\left( t \right) &= 0,8 \cdot {t^2} }\]

---

Para se determinar o tempo gasto pelo carro para alcançar a moto, que é pedido no item a), é necessário igualar ambas equações de movimento, uma vez que, no instante em que ocorre o alcance, ambos os corpos se encontram no mesmo lugar do espaço, logo:


\[{s_{moto}}\left( t \right) = {s_{carro}}\left( t \right)\quad \to\]


\[20 \cdot t = 0,8 \cdot {t^2}\quad \to\]


\[0,8 \cdot {t^2} - 20 \cdot t = 0\quad \to\]


\[t \cdot \left( {0,8 \cdot t - 20} \right) = 0\quad \to\]


\[\left\{ \begin{gathered} {t_1} = 0\;s \\ \boxed{{t_2} = 25\;s} \\ \end{gathered} \right.% MathType!End!2!1!\]

---

Para determinar a distância percorrida pelo carro para alcançar a moto, que é pedido no item b), basta substituir o valor de tempo encontrado no item a) em uma das equações de movimento:


\[\eqalign{ {s_{carro}}\left( t \right) &= 0,8 \cdot {t^2}\quad \to\cr{s_{carro}}\left( {25} \right) &= 0,8 \cdot {25^2}\quad \to\cr\boxed{{s_{carro}}\left( {25} \right) &= 500\;m} }\]

---

Portanto, o tempo que o carro demora para alcançar a moto é de 25 segundos e ele percorre, para isso, uma distância de 500 metros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais