Buscar

Quais os objetivos esperados pelos organizadores de uma antologia ?

Antologia

💡 3 Respostas

User badge image

Danielle Campos

Antologia poética Cecília Meireles, coletânea publicada pela primeira vez em 1963, um ano antes de sua morte, é a única cujos textos foram escolhidos pela própria poeta. Composta por poemas retirados de diversos livros seus, inclusive alguns textos inéditos – a obra revela, assim, um precioso autorretrato da escritora. Uma obra sobre as pequenas maravilhas da vida até os questionamentos sobre o destino do mundo e da humanidade.

A autora no prefácio comenta: Há muita maneira de fazer-se uma antologia e não se sabe qual seja a melhor. Pode-se usar um critério estético, ou didático, ou outros, conforme o objetivo que se tenha em vista. Para o leitor, a melhor antologia é a que ele mesmo organiza, ao eleger, na obra completa de um escritor, aquilo que mais lhe agrada, embora com o passar do tempo se possa ver como o gosto pessoal varia, e o que nos agrada numa época já não nos agrada igualmente noutra, tão volúveis somos em nossas preferências e tão diferentes as perspectivas, no caminho a nossa evolução.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Visando responder a essa pergunta empregaremos nossos conhecimentos adquiridos acerca da disciplina de Pedagogia.
A educação compreende num processo antigo, sendo que essa forma de transmitir o conhecimento era realizado pelos mais velhos a cada geração e assim sucessivamente. Com o surgimento da Instituição denominada “Escola”, na qual os educandos se dirigem para aprender de forma sistematizada, entretanto, nas eras antigas o educador era o centro da educação, somente ele detinha o conhecimento, o aluno era “uma tábula rasa”. Para tanto, conforme foram surgindo as novas tendências pedagógicas, as antigas vão sendo prescindidas. Atualmente os papeis inverteram, sendo o aluno o agente transformador e receptor do conhecimento, e o professor é apenas o mediador do conhecimento, ele indica caminhos a serem seguidos para obter o saber. Com promulgação da Constituição Federativa de 1998 trouxe inúmeros benefícios para o país, principalmente no que tange a educação, visto que, a partir daquele momento ele passa a ser o maior responsável pela disseminação e manutenção da educação no Estado, e também todos passaram a terem direitos a educação, não importando a idade, sendo a instituição escolar o órgão responsável por promover o ensino-aprendizado. Dessa maneira, uma antologia faz parte da Gramática normativa, e compreende na compilação de um livro reunindo obras marcantes da vida de determinado autor.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais