Buscar

Revolução Francesa

Na Revolução Francesa foi a primeira divisão entre Direita e esquerda, sendo os Jacobinos, mais radicais, representando a esquerda, e os Girodinos representando a Direita?

💡 3 Respostas

User badge image

Francisco Jardim Rios

Exatamente! É por causa dessa divisão espacial no salão da Assembleia Constituinte da Revolução Francesa que até hoje usa-se esquerda para se referir a pessoas mais radicais, que tendem a questionar o status quo; e o termo direita para pessoas mais liberais.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De fato a História é uma ciência que investiga acontecimentos passados, ou seja, fatos históricos, buscando reconstruí-los da melhor maneira possível e os contanto para que esta memória não fosse perdida. Porém, a história não se limita a reconstrução de fatos importantes do passado, o que a faz ser mais do que um diário de recordações em que se pode consultar alguma dúvida ou curiosidade. A história tem a função de agir como um juízo destes fatos, o historiador deve ser crítico, deve avaliar mais de uma perspectiva a respeito de um fato para que todos os âmbitos deste fato possam ser contatos de modo adequado, não deixando as margens grupos que foram derrotados ou oprimidos.

Quando pensamos na França no século XVIII logo pensamos na Revolução Francesa ocorrida em 1789 e na decapitação do monarca e da rainha Maria Antonieta. A França no século XVIII era um país absolutista e o rei, um representante divino na Terra, controlava todos os âmbitos da sociedade, possuindo poder absoluto. Não havia oposição, nem voto, nem direito para todos.

A França possuía uma sociedade hierarquizada, sendo assim bastante desigual em vistas de manter os luxos da nobreza. Além da nobreza, no topo da sociedade francesa havia o clero, que tinha muitos privilégios e não precisava pagar impostos. Os camponeses, ou trabalhadores, viviam em estado de precariedade e, como maior parcela da população, sustentava por meio de seus produtos e impostos.

A nobreza se encontrava abaixo do clero no sentido de castas sociais e era composta pelo rei Luis XVI e a rainha Maria Antonieta, toda sua família, os condes, duques e marqueses, e outros nobres. Este conjunto de pessoas vivia num luxo inimaginável, em castelos, com muitos empregos, com muitos jantares e festas reais, tudo bancado pelos camponeses. Com todos os gastos excessivos da nobreza, a burguesia se revolta, fazendo a revolução francesa, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais