Buscar

Preciso que me respondam sobre Órgãos e Agentes Públicos ? me deem o conceito, leis que falam sobre

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos conceitualizar o que são os Órgãos Públicos e o que são os Agentes Públicos. Posteriormente, vamos apontar algumas leis que regem seu funcionamento.
Um Órgão Público é uma entidade que foi criado pelo Estado para representar os interesses deste em algum âmbito, ou seja, um órgão público não possui interesses próprios, mas expõem o interesse do governo executivo que o criou. Geralmente os órgãos públicos correspondem à administração direta e são completamente dependentes da União.
Os Agentes Públicos, por sua vez, são todos os indivíduos que trabalham ou realizam alguma função pública, independemente do setor ou âmbito que esta função é executada.Os Agentes Públicos são a personificação dos Órgãos Públicos, exercendo o que é da vontade do governo.
Na Constituição Federal de 1988 existem alguns artigos que regulamentam o funcionamento dos Órgãos e Agentes Públicos assim como leis e decretos que foram implementados à Constituição. Alguns exemplos são o tópico XXXIII do Artigo 5°, que diz que todos tem direito de receber informações dos órgão públicos que são de interesse geral; o parágrafo 3° do artigo 37 que indica que a administação pública pode ser limitada; e o paragrafo 2° do artigo 216 que diz que a administração pública deve gerir toda a documentação governamental.
Por fim, temos que os Órgãos e Agentes Públicos são de extrema importância para garantir o andamento do governo executivo, sendo os realizadores e porta-vozes deste governo, indicando e realizando suas propostas efetivamente.
1
Dislike0
User badge image

Pedro Leonardo Souza Silva

Agentes políticos você pode encontrar tanto na Constituição como doutrina, Hely Lopes Meireles, por exemplo. Artigo 37 da CF trata um pouco sobre Amnistração Pública.

0
Dislike0
User badge image

Verônica Boldrini

Colega, tem um macete:

Órgãos - Técnica de organização da Administração Pública conhecida como descOncentração.

Entidade - Técnica de organização da Administração Pública conhecida como descENtralização.

Órgãos fazem parte da divisão interna. Não possuem autonomia. Meu professor usou o exemplo do corpo humano como analogia, o qual possui vários órgãos que funcionam em conjunto para a manutenção do corpo. A Administração pública é o corpo, e tal como o corpo humano possui órgãos. Essa é uma das formas pela qual se organiza. Em relação aos órgãos vem sempre a ideia de hierarquia e subordinação, ao contrário das entidades, que são PESSOAS JURÍDICAS, portanto, autônomas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais