Buscar

As duas instâncias

A preocupação da filosofia da educação moderna residiu em que o processo educativo garantisse a formação do sujeito racional, autônomo e consciente, o que, por sua vez, foi forjado por meio de uma educação monológica, verticalizada e autoritária, que valorizava métodos e concepções teóricas frente à experiência e prática cotidiana. Assim, o filósofo Ghiraldelli Jr. (1999), afirma que a filosofia da educação consiste em uma aliança entre duas instâncias, um tipo de filosofia e um tipo de educação, respectivamente. Quais seriam essas duas instâncias?

Respostas

User badge image

Rosa Vasconcelos

Filosofia do sujeito e educação humanista.

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Pedagogia, mais especificamente sobre as duas instâncias de Ghiraldelli Jr.

Ghiraldelli Jr. parte da ideia sobre a infância, o julgamento pré moderno do século XV, onde as crianças eram vistas e tratadas como uma miniatura dos adultos, até o surgimento de "novos tempos", quando intelectuais voltam seu olhar para a infância, como uma fase natural e necessária para o desenvolvimento humano.

Dessa forma, a escola moderna surge com propósito de ensinar as pessoas para satisfazerem necessidades econômicas, ou seja, como forças produtivas. Assim, a fase da infância passa a ter duas visões, um sentido negativo, como uma fase de indisciplina, que deve acabar rapidamente, onde a figura do professor deve ser totalmente repressora, e um lado positivo, como uma fase de criatividade e pureza, e a figura do professor como a de um "companheiro de viagem" e a uma infância que deveria ser prolongada.

São duas configurações, ligadas fortemente aos pensamentos filosóficos da época, embora com o mesmo objetivo. Vale lembrar que ambas concordam que a tarefa da filosofia está na busca da verdade pela razão, porém, por um lado o pensamento iluminista de Descartes, onde não se pode dar ‘’valor’’ aos sonhos, pois sensações sem o uso da razão é algo pertinente a infância, portanto passageiro, e de outro lado, o pensamento românico de Rousseau, que via a infância como pureza, sem mácula moral, e que deveria se prolongar para formar adultos bondosos.

Essas duas concepções filosóficas acabaram por dar forma aos processos pedagógicos modernos: são processos normativos que, por um lado apoia a punição física (atualmente moral e psicológica) e por outro, incentiva a mediação na busca da verdade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina