Buscar

Como kant supera a dualidade subjetividade-objetividade?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia, mais precisamente sobre Filosofia da Educação.
Kant desenvolveu trabalhos importantes nos campos da ciência, direito, moralidade, religião e história, alcançando, inclusive, um compromisso entre o empirismo e o racionalismo.

Aceitar que, embora todo o nosso conhecimento começa com a experiência, nem tudo vem dele março, o que implica que a razão desempenha um papel importante. Kant argumentou que a experiência, os valores e o próprio significado da vida seriam completamente subjetivos se não fossem incluídos pela razão pura, e que usar a razão sem aplicá-la à experiência levaria inevitavelmente a ilusões teóricas.

O pensamento kantiano foi muito influente na Alemanha de sua época, pois projetou a filosofia para além do debate entre o empirismo e o racionalismo. Hoje, Kant continua a ter uma grande influência na filosofia analítica e continental.


Tratando-de da dualidade entre o objetivo e o subjetivo, Kant afirma que aquilo que é belo agrada universalmente mas não pode ser explicado de forma racional, pois trata-se de um momento de prazer. Assim, o juízo daquilo que é belo é sentimental, não um conceito.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais