Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Língua Portuguesa, mas especificamente, sobre o livro Dom Casmurro.
Dom Casmurro é um romance que teve sua publicação feita no ano de 1899 e foi escrito por Machado de Assis. É um livro
escrito em primeira pessoa, que conta a
história de Bento Santiago, o protagonista. Esse romance
possui como temas o ciúme, desconfiança e traição.
A narração começa com Bentinho contando sobre seu amor de passado, Capitu, e sobre a tragédia de seu romance, o final infeliz. Ele foi apaixonado por Capitu desde sua adolescência, se casaram e tiveram um filho, Ezequiel. Porém, Bento teve um amigo, Escobar, que faleceu, e sua felicidade foi abalada aí. Além do mais, ele começa desconfiar que sua mulher o traiu com seu melhor amigo.
O que fica para nós, leitores no livro, é a incógnita: Capitu traiu ou não Bentinho?
Segue abaixo 5 argumentos que Capitu traiu Bentinho: 1. A semelhança de Ezequiel, filho de Capitu e Bentinho, com o melhor amigo dele, Escobar. / 2. Capitu e Bentinho tiveram muita dificuldade de engravidar, o que pode nos levar a entender que ele era infértil. Tiveram que tentar por anos até que conseguissem, porém, duas vezes Escobar foi até a casa do casal sem a presença de Bento. / 3. Dona Glória com o passar do tempo não quer ver mais seu neto. Isso nos leva a entender que ela também desconfia da traição. / 4. Capitu não foi ao teatro com Bentinho porque disse estar mal e na volta, ele encontra Escobar de saída e a moça estava muito melhor. / 5. Capitu permaneceu feliz após Bentinho ir para o seminário.