Buscar

O que é multiculturalismo ou pluralismo cultural? I. Princípio que postula a necessidade de extrapolarmos, de irmos além das atitudes de mera toler

O que é multiculturalismo ou pluralismo cultural? I. Princípio que postula a necessidade de extrapolarmos, de irmos além das atitudes de mera tolerância frente a culturas diferentes que coexistem dentro de uma nação ou território. II. O pluralismo cultural ou multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa região. III. Princípio que postula a necessidade de mantermos uma cultura dominante e única dentro de um território, assegurando assim a homogeneidade cultural. IV. Conceito que defende que culturas diferentes coexistam em uma nação, carregando basicamente dois conceitos: o primeiro define que todas as culturas dentro de uma mesma nação têm o direito de existir, mesmo que sem qualquer aspecto que as una; e o segundo conceito define o multiculturalismo como uma diversidade cultural que coexiste na nação, sendo possível reconhecer um elo cultural comum que assegure a união da sociedade. Estão corretas as afirmativas: Escolha uma: a. I, II e III. b. II e IV. c. I, II e IV. d. III e IV. e. I, II, III e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

b>O multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é a existência de variadas culturas convivendo em um mesmo espaço de maneira pacífica, resistindo à imposição de uma cultura sobre as outras. Todas as culturas devem ser respeitadas sem haver a suposição de certo e errado ou melhor e pior.
Na sociologia, há várias linhas de pensamento sobre o multiculturalismo, sendo que há inclusive quem acredite que ele não existe e que houve uma imposição da cultura europeia no mundo todo. Exemplos de países multiculturalistas são Brasil e Canadá, já que receberam diversos grupos de imigrantes ao longo de sua história.

O multiculturalismo que promove a manutenção do caráter distintivo de múltiplas culturas é muitas vezes contrastado com outras políticas de assentamento como integração social, assimilação cultural e segregação racial. O multiculturalismo tem sido descrito como uma "saladeira" e um " mosaico cultural " em contraste com o cadinho das raças.


Duas estratégias diferentes e aparentemente inconsistentes foram desenvolvidas através de diferentes políticas e estratégias governamentais. O primeiro se concentra na interação e comunicação entre diferentes culturas; essa abordagem também é conhecida como interculturalíssimo. O segundo enfoca a diversidade e a singularidade cultural que pode, às vezes, levar à competição intercultural pelo emprego, entre outras coisas, e pode levar a conflitos étnicos.

________________________________________

Portanto, as alternativas corretas são I, II e IV, sendo a resposta a letra C.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais