Buscar

questao social e serviço social

💡 3 Respostas

User badge image

Isabeau Cordeiro

1. Estado de Bem-Estar é um sistema de proteção social construído nas últimas décadas do século XIX e início do século XX e que atribuiu, paulatinamente, ao Estado uma função interventiva e regulatória na área do Bem-estar Social. Sobre o Estado de Bem-Estar, chamado de ?Welfare State?, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O tratamento da ?questão social? e o combate à pobreza eram determinados como um processo de redistribuição, tratava-se de garantir, mediante políticas e serviços sociais, o acesso a bens e serviços à população, assim, não se questionavam os fundamentos da ordem e da exploração do trabalho.
(    ) O Estado de Bem-Estar é uma resposta às necessidades de acumulação e legitimação do sistema capitalista, sua prioridade é manter um processo contínuo de acumulação do capital e, ao mesmo tempo, garantir ou criar condições de harmonia social através de políticas de proteção social.
(    ) O ideário do Estado de Bem-Estar Social é proposto pela teoria keynesiana, que tinha como princípio de ação o pleno emprego e a menor desigualdade social entre os cidadãos, tinha a concepção de que os governos são responsáveis pela garantia de um mínimo padrão de vida para todos.
(    ) Durante o feudalismo é que se consolidou o chamado Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) e em seguida, o neoliberalismo, tendo como ideário a liberação do comércio e privatizações.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V.
 b) V - V - V - F.
 c) F - F - V - F.
 d) F - F - V - V.

2. O Serviço Social, enquanto categoria profissional, está voltado à defesa da garantia da qualidade de vida da população, sendo trabalhadora ou não, o compromisso profissional deve estar com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça na direção social pela afirmação dos direitos de cidadania, de acordo com as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais. Sabendo que o assistente social intervém nas mais diversas expressões da questão social na luta pela garantia dos direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA quanto às diversas expressões ? manifestações ? da questão social:
 a) Analfabetismo, desnutrição, delinquência juvenil, habitação, lazer.
 b) Trabalho, auxílio renda, educação, mortalidade infantil, drogas, segurança.
 c) Pobreza, moradores de rua, desnutrição, alcoolismo, violência doméstica.
 d) Emprego, saúde, falta de moradia, criminalidade, corrupção.

3. A partir de 1930, torna-se clara a constituição de Welfare State, constituído por políticas sociais conservadoras. Nesse período, o autoritarismo propaga a marca do surgimento do Estado de Bem-Estar no Brasil. Assim, referente ao Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

(    ) O Estado de Bem-Estar Social se produz a partir de embates de lutas antagônicas frente aos interesses distintos das classes sociais, se consolidou a partir de uma postura estatal, com princípios direcionados no sentido da proteção social e de práticas sociais apaziguadoras.
(    ) A política do Estado de Bem-Estar Social tem sua gênese no começo da Revolução Francesa, onde era necessário garantir a paz universal e a assistência aos necessitados frutos do descaso social.
(    ) O ?Welfare State? desenvolveu-se a partir de uma prática política com postura crítica e revolucionária, propondo à classe proletária o avanço e a conquista dos direitos sociais.
(    ) No Estado de Bem-Estar Social ? Welfare State, os programas sociais serviam como uma forma de corrigir e/ou compensar disfuncionalidades, expressas na sociedade pelo sistema capitalista.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) V - F - V - V.
 c) F - V - F - V.
 d) V - F - F - V.

4. Sabemos que o Estado de Bem-Estar Social foi uma organização política e econômica que coloca o Estado como atuante da promoção social e regulamentador da economia. Cabe ao Estado do Bem-Estar Social garantir a oferta universal dos serviços sociais e proteção à população. Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  

(    ) O Estado de Bem-Estar Social teve êxito a partir das lutas frente aos interesses apontados.
(    ) O Estado de Bem-Estar Social teve início no século XIX, período compreendido como o marco da questão social. 
(    ) O Estado de Bem-Estar Social foi caracterizado através da Igreja Católica, mantendo o conservadorismo.
(    ) O Estado de Bem-Estar Social surgiu através da disputa entre capital e trabalho, gerando um controle na economia. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - V - F - F.

5. O conceito de Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social nasce com base na concepção de que o Estado deve ser intervencionista, ou seja, um Estado de providência social, fortaleceu-se e progrediu após a decadência do assistencialismo cristão, como uma resposta necessária à tendência do capitalismo e como um movimento para corrigir e compensar os efeitos da política econômica. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I- Estado de Bem-Estar Social tem sua gênese nos latifundiários e classe burguesa no início do feudalismo.
II- A política dos Estados de Bem-Estar não representa uma mudança estrutural das sociedades capitalistas, mas essencialmente uma resposta funcional a seu desenvolvimento.
III- O Estado de Bem-Estar tem como objetivo a transformação social, um novo modelo de sistema não pautado mais no capitalismo.
IV- O Welfare State representa formas de compensação, um preço a ser pago ao desenvolvimento industrial.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) As afirmativas II e IV estão corretas.
 c) As afirmativas III e IV estão corretas.
 d) Somente a afirmativa II está correta.

6. Entendemos que, no Brasil, os chamados direitos da cidadania ganham forças após a Constituição Federal de 1988. Esta veio a garantir os direitos à saúde, à previdência e à assistência social, mais conhecidos como o tripé da seguridade social. Diante desse pressuposto, sobre esse tripé, analise as afirmativas a seguir:

I- O tripé da seguridade social (saúde, previdência e assistência social) tem o objetivo de assegurar os direitos de forma integrada. 
II- A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos à saúde, à assistência e à educação.
III- A seguridade social enquanto norma de proteção social apresenta duas vertentes: a contribuitiva e não contribuitiva.
IV- O tripé da seguridade social tem como objetivo assegurar somente a universalização do direito à saúde. 
                                                                                                                                                
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
 b) As afirmativas I e III estão corretas.
 c) As afirmativas III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e IV estão corretas.

7. A questão social é histórica por natureza, condensa lutas sociais de sujeitos individuais e coletivos no enfrentamento das desigualdades e opressões da sociedade do capital nos vários momentos da história. No enfrentamento de questões dessa natureza, a Constituição Federal de 1988 estabelece a justiça social, assim, prevê que a assistência social seja prestada, independentemente de contribuição. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A assistência social deve ser prestada aos idosos, exclusivamente, em situação de vulnerabilidade social.
 b) A assistência social deve ser prestada para resgate da dívida histórica com os pobres e pagamento da dívida interna pública.
 c) Os menores, crianças e adolescentes, infratores ou não, terão prioridade na assistência social, mesmo não sendo de baixa renda.
 d) A assistência social deve ser prestada a quem dela necessitar.

8. O papel do Estado e sua relação com a sociedade foram modificadas nas últimas décadas, resultado das transformações ocorridas no panorama político e econômico que intensificou a necessidade de maior intervenção frente à questão social. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

(    ) No Brasil, o grande capital ainda é favorecido em prejuízo da sociedade em geral.
(    ) As políticas públicas, embora sejam ditas de caráter universalista, são fragmentadas.
(    ) As desigualdades devem ser respeitadas, pois, na sociedade atual, os direitos são individuais.
(    ) Com a industrialização, a pobreza e a insegurança desapareceram, pois todos acessam um salário digno. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - F - V.

9. No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
 a) É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.
 b) É uma política nacional de empreendimentos sociais.
 c) É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
 d) É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.

10. A política de assistência social, a partir da Constituição de 1988, passa a ser um direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado. Assim, a assistência social vence o paradigma de favor para se configurar como um direito social. Com relação às características desta política pública, analise as sentenças a seguir: 

I- A aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - representou um importante passo para a política de assistência social.
II- A assistência social se integra ao tripé da Seguridade Social, com a política de Saúde e da Previdência Social.
III- A política de assistência social é para quem dela necessitar, sem a necessidade de contribuição.
IV- A garantia de um salário mínimo à família, à criança, ao adolescente, a gestantes é um dos objetivos da política de assistência social.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
7
Dislike0
User badge image

Jucimeire Do Vale

Pergunta
faz-se necessário entender a questão social e suas manifestações para além da pobreza sendo está bem uma de seus expressões fato é que a questão social é caracterizada com o objetivo de intervenção profissional da assistente social
1
Dislike0
User badge image

Keila Variedaes

Entendemos que, no Brasil, os chamados direitos da cidadania ganham forças após a Constituição Federal de 1988. Esta veio a garantir os direitos à saúde, à previdência e à assistência social, mais conhecidos como o tripé da seguridade social. Diante desse pressuposto, sobre esse tripé, analise as afirmativas a seguir:
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais