Buscar

Como é o processo da cadeia respiratória?

É a última fase da respiração celular. Meu professor explicou apenas a glicólise e o ciclo de Krebs. Alguém pode me ajudar?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A maior parte do ATP formado na respiração celular provém do processo de fosforilação oxidativa que ocorre nas cristas mitocondriais. Nas membranas internas da mitocôndria existe uma série de enzimas contendo ferro (chamadas citocromos) que constituem a cadeia respiratória.

Os citocromos da cadeia respiratória, inicialmente, transferem os elétrons do NADH e do FADH2 para si e, após, cedem estes elétrons para o oxigênio, reduzindo-o a água. No processo de transporte de elétrons ao longo da cadeia respiratória, acontece liberação de energia. Parte dessa energia é perdida (dissipada) sob a forma de calor, ourta parte é usada para transportar prótons (H+), através da membrana interna, da matriz até o espaço intermembranoso. Deste modo, a energia é guardada sob a forma de um gradiente de prótons entre a matriz e o espaço intermembranas.

Os prótons acumulados tendem a voltar para a matriz e o fazem atravessando a enzima ATP-sintase, situada na membrana interna mitocondrial. 

Quando os prótons atravessam a enzima, sua energia é utilizada para produzir ATP a partir de ADP e um fosfato inorgânico (PO4---).Esta teoria que procura explicar a síntese de ATP a partir da energia do gradiente de prótons é conhecida como hipótese quimiosmótica. O fluxo de prótons do gradiente pode ser comparado à água de uma represa que tem sua energia potencial transformada em energia elétrica quando da passagem da água por uma turbina.

Ao final do transporte de elétrons pela cadeia respiratória, estes elétrons liberaram uma energia suficiente para, por meio da ATP-sintase, regenerar trinta e seis moléculas de ATP; somando-se os 36 ATP às duas moléculas de ATP sintetisadas pela glicólise, no hialoplasma, temos o total de 38 moléculas de ATP formadas a partir da energia química oriunda de uma molécula de glicose.

 

 

 

2
Dislike0
User badge image

Rogerio Nunes

aeróbico
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biofísica, mais especificamente sobre respiração celular.A respiração celular trata-se de um conjunto de processos através dos quais a ATP (Adenosina trifosfato), substância responsável por suprir as necessidades energéticas das células, é produzida. Nesse contexto, as fases da respiração celular são: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.A glicólise consiste numa fase anaeróbica caracterizada pela ocorrência de várias reações químicas com o objetivo de produzir ácido pirúvico através da quebra da quebra de moléculas de glicose.

O Ciclo de Krebs é realizado no interior da mitocôndria e é responsável pela degradação e construção de substâncias a fim de produzir a energia necessária para as células.

A última etapa do processo de respiração celular é a fosforilação oxidativa. Nesse processo uma grande quantidade de elétrons é liberada por conta da reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, e esses elétrons são responsáveis pela formação da água, que libera a energia necessária para produção de ATP. Essa é a etapa em que a maior quantidade de ATP é produzida.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais