Buscar

Em que consiste, em linhas gerais, a teoria da desconsideração da personalidade jurídica (disregard doctrine)?

💡 2 Respostas

User badge image

Rick Rick

A desconsideração da personalidade jurídica é a retirada momentânea e excepcional da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, para estender os efeitos das suas obrigações à pessoa dos sócios. Esse ato não extingue a pessoa jurídica, mas, apenas, de forma momentânea, atravessa a autonomia patrimonial da pessoa jurídica e atinge o sócio, voltando tudo, depois, ao seu estado anterior.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

A teoria da desconsideração da personalidade jurídica denominada Disregard Doctrine foi mencionada, pela primeira vez, no julgado inglês do final do século XIX, caso Salomon vs. Salomon & Co. LTD. Ela coincide, em certa medida, com a previsão do art. 50 do Código Civil brasileiro:

“Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.”

Isto porque, no caso inglês, restou configurado que Aaron Salomon se utilizava da pessoa jurídica Salomon & Co para lesar credores.  

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais