Buscar

Atividade contextualizada- Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
CURSO: GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL
PROFESSORA: ANA CARLA BERENGUER GONCALVES BEZERRA
ALUNA: IZAURA TUNICO DE SOUZA
MATRÍCULA: 01245989
Um italiano comete um crime no Brasil. Supondo que a sociedade brasileira tenha sido ofendida, as leis que devem ser aplicadas são as brasileiras ou as italianas?
Resposta: O Direito Internacional Privado é conhecido por muitos por direito dos conflitos. Ele não existiria se o homem vivesse somente dentro da sua comunidade. O homem, um ser egoísta por naturalidade, tangido por fatores econômicos, rompe fronteiras, desgarra-se do seu próprio grupo, do seu povo e vai ao encontro de outros povos, a fim de firmar negócios e ter relacionamentos de ordem diversa. 
Desses entrelaçamentos de ideias e negócios, nasceram interesses entre pessoas de Estados e países diferentes. Cada Estado, bem como cada país cria um sistema regulador para a aplicação das leis, estas que podem ser estrangeira ou leis locais. Com o Brasil não seria diferente, não poderia deixar de ter seu conjunto de normas (leis) visando a idêntico fim, o seu cumprimento e estas está aglomerado a maior parte nos artigos do seu Código Civil, que compõe a Constituição Federal.
Encontramos no Código Penal, a Lei 7209/84, especificamente o art. 5º- aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras do direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 
No entanto, a lei que será aplicada para esse italiano, será a lei do Brasil, ficando comprovado pelo Código Penal, que mesmo sendo estrangeiro, mas cometendo o crime no Brasil a lei, a ser aplicada será a vigente no nosso país, e não as leis estrangeiras, isso fica comprovado no art. 5º, incisos:
§ 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto mar.
§ 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

Outros materiais