Buscar

Thomas Robert Malthus

Thomas Robert Malthus (1766-1834) desenvolveu suas reflexões numa época de intensos conflitos de classes e suas obras refletem sua posição com relação à essas transformações econômicas e sociais. 

 


Disponível em:<http://www.alemdeeconomia.com.br/blog/?p=6465>. Acesso em: 18 mar. 2017.


Sobre o pensamento de Malthus é correto afirmar que:

Alternativas

 

Alternativa 1:

O cenário que ocupou o trabalho do pensador era de tranquilidade econômica e social, bem como declínio do nível de pobreza.

 

Alternativa 2:

A questão populacional, na teoria malthusiana, apresentava tamanha importância que o autor se ocupou em estudar, como aumentar a população da época.

 

Alternativa 3:

O economista britânico defendia que o crescimento da população condena a sociedade à pobreza.

 

Alternativa 4:

A armadilha malthusiana implica que padrões de vida mais altos são diretamente proporcionais ao aumento da população. De modo que, para que haja melhoria na qualidade de vida, é necessário o aumento populacional.

 

Alternativa 5:

A teoria de Malthus apresenta, como contexto histórico, a escola fisiocrata. Portanto, o princípio que fundamenta seu trabalho faz relação com a "ordem natural das coisas".

💡 4 Respostas

User badge image

thiago negreiro

alternativa 5

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A teoria malthusiana nos dias a relação que ocorre entre o crescimento na oferta de alimentos e na população. Ele afirma que a população aumenta mais rapidamente que o suprimento de alimentos e, se desmarcada, leva ao vício ou à miséria. A doutrina malthusiana é afirmada da seguinte forma:

(1) Existe um instinto sexual natural nos seres humanos para aumentar rapidamente. Como resultado, a população aumenta na progressão geométrica e, se desmarcada, se dobra a cada 25 anos. Assim, a partir de 1, a população em períodos sucessivos de 25 anos será 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 e 256 (após 200 anos).

(2) Por outro lado, o suprimento de alimentos aumenta em uma lenta progressão aritmética devido ao funcionamento da lei de retornos decrescentes com base na suposição de que o suprimento de terra é constante. Assim, o suprimento de alimentos em períodos semelhantes sucessivos será 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 (após 200 anos).

Portanto, a alternativa correta é a alternativa 5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais