Buscar

Economia e Mercado Unidade I , II, III, IV

 Economia e Mercado Unidade I –
  No que tange às externalidades, é correto:
 a) Sempre afetam de forma negativa a atuação dos agentes econômicos
 b) Será sempre negativa, nos casos de agentes que atuam em sistemas capitalistas constituídos por grandes empresas e conglomerados financeiros.
 c) Será negativa, indicando benefícios aos produtores em detrimento dos consumidores de bens e serviços. 
d) Podem ser positivas ou negativas e sua correção depende, por completo, da intervenção direta do Estado nas atividades econômicas. 
e) Podem ser positivas ou negativas, à medida que os custos sociais sejam, respectivamente, menores ou maiores do que os privados.   

 Questão 2 Resposta correta: alternativa E. Análise das alternativas 
A) Alternativa incorreta. Justificativa: num modelo centralizado todas as questões econômicas são decididas por um órgão estatal central, tanto para a produção como para o consumo. 
B) Alternativa incorreta. Justificativa: a distribuição da produção numa economia centralizada atende às questões da necessidade e o papel que cada um despendeu na produção total. 
C) Alternativa incorreta. Justificativa: apresenta um conjunto de instituições que regem o sistema econômico, político e social para a operacionalização das decisões do órgão central.
 D) Alternativa incorreta. Justificativa: o Estado encarna a instituição central no sistema centralizado de produção e consumo. 
E) Alternativa correta. Justificativa: no sistema centralizado a propriedade dos meios de produção é coletiva, via propriedade estatal.


 Economia e Mercado Unidade II –
  É importante conhecermos o tipo e as características do mercado em que atuamos na economia. Com relação às estruturas de mercados, não pode ser considerado correto:
 a) As estruturas diferem conforme o nível de concorrência entre os produtores e os consumidores.
 b) O mercado imobiliário é classificado como local ou regional. 
c) É facilitada a entrada de novos agentes em mercados estruturados em concorrência perfeita. 
d) Mercado pode ser entendido, genericamente, como o encontro entre compradores e vendedores de bens e serviços. 
e) Nos mercados de fatores de produção somente há a participação dos produtores de bens e serviços.  

 Questão 2 Resposta correta: alternativa E. Análise das alternativas
 A) Alternativa incorreta. Justificativa: qualquer empresa que atua em diferentes tipos de mercado toma decisões quanto ao nível de produção dos bens que leva ao mercado.
B) Alternativa incorreta. Justificativa: ao decidir o nível de produção, também decide sobre a quantidade de insumos que irá utilizar, dentre eles o trabalho.
 C) Alternativa incorreta. Justificativa: ao decidir o nível de produção, também decide sobre a quantidade de insumos que irá utilizar, dentre eles a quantidade de máquinas e equipamentos. 
D) Alternativa incorreta. Justificativa: para vender sua produção, também usará o marketing no nível que decidir fazer seu uso.
 E) Alternativa correta. Justificativa: o preço dos produtos será determinado pelo oferta e demanda do mercado, para todas as empresas num mercado competitivo.
Economia e Mercado Unidade III – 
  Indique a alternativa que apresenta uma característica econômica da moeda. a) Destrutibilidade. 
b) Manuseabilidade.
 c) Transferibilidade. 
d) Homogeneidade. 
e) Custo de estocagem próximo de zero  
Questão 2 Resposta correta: alternativa D.
 Análise das afirmativas 
I – Afirmativa correta. Justificativa: como uma das principais funções da moeda é servir como meio de pagamento, o que faz da moeda ser a liquidez por excelência também pode ser utilizada como reserva de valor ao longo do tempo, principalmente em períodos em que determinada economia apresenta baixo índice de inflação.
 II – Afirmativa correta. Justificativa: a função da moeda de servir como unidade de conta significa que todos os preços da economia são grafados em unidades monetárias. 
III – Afirmativa incorreta. Justificativa: a moeda também serve para reserva de valor e unidade de conta, além de sua função de meio de troca. 
IV – Afirmativa correta. Justificativa: ser meio de troca é uma das funções da moeda.  

  Economia e Mercado Unidade IV – 
  Dilma Roussef assumuiu a presidência do Brasil em janeiro de 2011, sendo a primeira presidente mulher do país. Sobre os primeiros meses de seu governo, indique a alternativa incorreta. 
a) Existe claramente uma decisão de governo de aumentar os juros nominais da economia em que a mensagem é a de realizar a estabilidade definitiva do Real.
 b) Uma mudança do governo Dilma foi a adoção de medidas protecionistas para proteger a indústria em função dos crescentes aumentos de seus custos internos em dólares. Interatividade 
c) A Presidente Dilma mudou a política cambial, deixando de lado o que se chama de flutuação suja e se fixando na busca de uma taxa de câmbio mais desvalorizada com a utilização de medidas de intervenção como o IOF.
 d) No governo de Dilma, um dos objetivos da política de aumento da proteção da indústria é claramente o de permitir aumentos salariais superiores ao de nossos concorrentes externos, em que o caso do IPI de carros e caminhões é exemplar. e) Em janeiro de 2011, primeiro mês do governo Dilma, o índice de inflação registrou uma alta maior desde 2005.  

Questão 2 Resposta correta: alternativa A. Análise das alternativas 
A) Alternativa correta. Justificativa: um dos fundamentos do Plano Cruzado foi o congelamento de preços e salários, sendo que este último sofria reajustes automáticos, dados por um gatilho salarial acionado sempre que a inflação ultrapassasse 20%.
 B) Alternativa incorreta. Justificativa: a tablita foi criação do Plano Cruzado para desvalorização das obrigações financeiras contraídas na velha moeda. 
C) Alternativa incorreta. Justificativa: o Plano Cruzado não tratava da redução dos gastos do Governo Federal e do aumento da tributação.
 D) Alternativa incorreta. Justificativa: um dos pilares do Plano Cruzado foi o estabelecimento de uma política de reajustes salariais atrelada ao controle de inflação, feito por meio do congelamento de preços.
 E) Alternativa incorreta. Justificativa: embora tenha ocorrido o congelamento de preços, não era premissa do Plano Cruzado o reequilíbrio do poder de compra por todos os segmentos da sociedade. O reequilíbrio não ocorreu porque o congelamento de salários durou por um período superior ao do congelamento dos preços. Assim, no curto prazo, os preços eram remarcados e os salários mantidos constantes, deteriorando o poder de compra de segmentos da sociedade  

💡 1 Resposta

User badge image

Jessica Campos

sfggg

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais