Buscar

Atividade Discursiva AVA - Microbiologia e Imunologia

Quando a ação do sistema imune ocorre em resposta aos próprios antígenos e causa dano aos próprios órgãos de uma pessoa, o resultado é uma doença autoimune. Mais de 40 doenças autoimunes foram identificadas. Embora relativamente raras, elas afetam cerca de 5% da população em países desenvolvidos. Aproximadamente 75% dos casos de doenças autoimunes seletivamente afetam as mulheres. Os tratamentos para as doenças autoimunes estão melhorando à medida que o conhecimento dos mecanismos que controlam as reações imunes também aumenta.

A autoimunidade envolve anticorpos que atacam a si mesmos. Esses anticorpos podem ser produzidos em resposta a um agente infeccioso como um vírus, mas as similaridades de sequência entre as proteínas próprias e as proteínas virais podem fazer com que os anticorpos ataquem as células próprias.

 

Levando em conta que a autoimunidade envolve reações imunes de um hospedeiro contra seus próprios antígenos, discorra a respeito das doenças autoimunes mais comuns, utilizando os seguintes elementos:

a) As principais causas do desenvolvimento da autoimunidade e tratamentos.

b) As doenças autoimunes órgão específicas e implicações.

c) As doenças autoimunes sistêmicas e implicações.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Doença autoimunes é uma doença causada pelo sistema imunológico, que ataca as células do próprio corpo. Quando essa doença é acometida, o sistema imune ataca e destrói órgãos e tecidos do corpo saudáveis, desequilibrando a homeostase. Existe uma resposta imunitária exagerada contra substâncias e tecidos normalmente presentes no corpo.

A causa é geralmente desconhecida. Algumas doenças autoimunes, como o lúpus, ocorrem em famílias e certos casos podem ser desencadeados por infecções ou outros fatores ambientais. As doenças autoimunes têm uma ampla variedade de efeitos diferentes. Eles tendem a ter um dos três efeitos patológicos característicos que os caracterizam como doenças autoimunes: danos ou destruição de tecidos, crescimento de órgão alterado e função de órgão alterada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Microbiologia, Micologia e Imunologia

UNINASSAU JOÃO PESSOA

User badge image

Paulo Roberto

Question Icon

- Microbiologia e Imunologia

Microbiologia e Imunologia I

UNG

User badge image

Gabriela Stétic

Question Icon

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

Microbiologia

UNINASSAU

User badge image

Elen Dias