Buscar

Como funciona o mecanismo de reconhecimento do patógeno?

💡 4 Respostas

User badge image

Emanuela Breves

atraves de receptores celulares que possuem a mesma conformacao especifica

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O reconhecimento de patógenos é um dos mecanismos do sistema imunológico, desenvolvido nos organismos de modo a proteger o hospedeiro contra patógenos e demais substâncias desconhecidas. Iremos discutir adiante como um patógeno passa a ser reconhecido por esse sistema de defesa.

Os microrganismos patogênicos estão presentes no organismo na superfície de epitélios, na circulação, no lúmen de órgãos respiratórios e intestinais. Os patógenos possuem um padrão molecular estruturalmente repetido, e em geral o mecanismo mais comum para eliminação destes é a fagocitose, que envolve principalmente células como macrófagos, neutrófilos e células dendríticas, as quais reconhecem os chamados padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs - pathogen-associated molecular patterns). As PAMPs são moléculas estimulantes da imunidade inata, e são reconhecidas por PRRs (Receptores de Reconhecimento de Padrões), que são as moléculas presentes na superfície de fagócitos. Em seguida deste reconhecimento, os patógenos são fagocitados, e por ação de enzimas e reações químicas são eliminados.

Portanto, o reconhecimento de um patógeno ocorre por meio de moléculas que estimulam a imunidade inata (PAMPs), reconhecidas por outras moléculas presentes nas superfícies de fagócitos (PRRs). O fato dos patógenos possuírem padrões moleculares bem previsíveis permite que esse mecanismo de reconhecimento ocorra.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais