Buscar

Escolha a alternativa que apresenta a ordem correta dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas do período a seguir:

Escolha a alternativa que apresenta a ordem correta dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas do período a seguir:

“Como amanhã será o nosso grande dia ___ duas coisas serão importantes ___ uma é a tranquilidade ___ a outra é a observação minuciosa do que está sendo solicitado”.

 

  a.

  ponto e vírgula, dois pontos, vírgula.
 

  b.

dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula.
 

  c.

  dois pontos, vírgula, ponto e vírgula.
 

  d.

vírgula, dois pontos, ponto e vírgula.
 

  e.

  vírgula, vírgula, vírgula.

💡 24 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos estudar sobre a aplicação da pontuação nas frases e sua necessidade para que haja uma correlação entre as palavras.Primeiramente, temos que a pontuação pode ser designada como sendo recursos prosódicos que buscam conferir às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido.

Um dos sinais mais utilizados é o ponto, o qual pode ser utilizado para indicar um final de frase declarativa, separar períodos e abreviar palavras. Já o ponto e vírgula serve para separar os itens de uma sequência. Por conseguinte, a vírgula é bastante utilizada e serve para marca pausas no enunciado, indicando que os termos por ela separados não formam uma unidade sintática, apesar de estarem na mesma oração e, os dois pontos, servem para dar introdução a fala de personagens e anteceder citação direta.Por fim, ao observamos as definições, podemos aferir que a resposta correta é a letra “D”.

5
Dislike0
User badge image

Família Carvalho Nascimento

letra D = vírgula, dois pontos, ponto e vírgula.
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais