Buscar

Pretendo saber tudo sobre o sistema celular humano

💡 1 Resposta

User badge image

Camila Araújo

Olá! Primeiramente, é preciso compreender que o termo "sistema celular humano" não existe pois, um "sistema" propriamente dito, é constituído por órgãos interconectados harmonicamente em benefício ao equilíbrio do metabolismo. Acompanhe os níveis de organização em Biologia: átomo -> molécula -> organela -> célula-> tecido -> órgão -> sistema -> organismo -> espécie. Assim:

Átomo → partícula constituinte da matéria, formada por prótons, nêutrons e elétrons. 

Molécula → é a menor porção de uma substância, constituída por átomos do mesmo elemento químico ou diferentes elementos. 

Organela → estruturas presentes no citoplasma de células eucariontes que desempenham funções comparáveis às de “pequenos órgãos” celulares. 

Célula → unidade estrutural e funcional da vida, podem ser eucariontes ou procariontes. 

Tecido → grupo de células dos organismos multicelulares que apresentam estrutura e funções fundamentalmente semelhantes. 

Órgão → conjunto de tecidos que interagem para execução de determinadas funções vitais. 

Sistema → conjunto de órgãos interconectados harmonicamente em benefício ao equilíbrio do metabolismo. Ex.: sistema digestório é composto pelo trato digestório, o qual é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além das glândulas anexas, como o fígado.

Organismo → conjunto de todos os sistemas, formando um ser vivo. 

Espécie → conjunto de organismos semelhantes capazes de se cruzar em condições naturais, produzindo descendência fértil.

A área da Biologia que estuda as células é chamada de Citologia. O corpo humano é formado por uma quantidade enorme de células. As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. O corpo humano é pluricelular (constituído por várias células).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais