Buscar

O que é ideologia?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia Social.

O termo ideologia em termos gerais diz respeito ao que é o ideal ou que seria o ideal para alguém. Entretanto, essa palavra carrega consigo diferentes significados, representando um grupo ou grupos de ideias, de doutrinas, de pensamentos e até mesmo de visões do mundo de acordo com diferentes perspectivas.

É possível citar diferentes ideologias que tiveram destaque durante o século XX, sendo elas a ideologia fascista, a ideologia comunista, a ideologia democrática, a ideologia capitalista, a ideologia conservadora, a ideologia religiosa, a ideologia anarquista, a ideologia nacionalista. A ideologia é abordada em diferentes ciências, como por exemplo a filosofia, a sociologia e a biologia, mostrando bastante diversidade.

2
Dislike0
User badge image

Joana Pomarole

  1. FILOSOFIA

    ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.

  2. 2.

    POR EXTENSÃO•FILOSOFIA

    no marxismo, totalidade das formas de consciência social, o que abrange o sistema de ideias que legitima o poder econômico da classe dominante (ideologia burguesa) e o que expressa os interesses revolucionários da classe dominada (ideologia proletária ou socialista).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais