Buscar

Atividade Discursiva

Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704).

 

Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade.

 

Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.

Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:

💡 1 Resposta

User badge image

Raquel Aleixo

Locke defendia a República Liberal, o livre-mercado e a liberdade das proteções individuais.

Com a Revolução Francesa, os ideais de Locke de outros iluministas prevaleceram nos governos europeus - tanto o francês quanto o governo de sua terra natal, a Inglaterra.

Por conta disto, fortaleceu-se de maneira importante, naquele país, o capitalismo, fato que permitiu o rápido crescimento econômico, mas, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de diferenças econômicas e culturais de caráter único.

Algumas das consequências foram, assim, a rápida ampliação do mercado inglês, o domínio comercial da Inglaterra sobre uma boa parte do globo e a criação de uma sociedade burguesa - espelhada em suas colônias - dividida entre burgueses e o proletariado, criando as bases para os tempos modernos.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais