Buscar

Quem foi platão?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Eduardo

O filósofo grego Platão (427 a.C.-347 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos de todos os tempos. Suas teorias, chamadas de platonismo, concentram-se na distinção de dois mundos: o visível, sensível ou mundo dos reflexos, e o invisível, inteligível ou mundo das ideias. 

Discípulo de Sócrates desenvolve a teoria do método (ou dialética) e a teoria da reminiscência, segundo a qual o homem vive no mundo das ideias antes de sua encarnação e as contempla em seu estado puro. 

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/platao-quem-foi/37868

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Platão é uma figura muito conhecida em todo o ocidente, principalmente por sua filosofia, ainda hoje atual e muito estudada que rendeu frutos em toda a história do pensamento humano.

Platão foi um filósofo e matemático nascido no século IV a. C. na Grécia Antiga, em Atenas, sendo o discípulo mais famoso de Sócrates. Inclusive, só temos conhecimento do pensamento socrático pelos diálogos platônicos em que Sócrates figura como uma personagem, já que ele próprio nada escreveu.

Platão possui grandes e numerosas obras, majoritariamente compostas de pequenos diálogos se tratando dos mais variados assuntos filosóficos e geralmente terminando em aporia, isto é, sem resolução.

Além disso, depois da morte de Sócrates, Platão fundou sua “Academia”, que era um lugar onde reunia jovens para debater e ensinar assuntos filósoficos, matemática, retórica, ciências, geometria, etc.

Portanto, Platão foi uma figura importante do ocidente, sendo um filósofo e matemático que fez com que suas obras fossem importantes e lidas por mais de 2.500 anos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais