Buscar

Qual o maior PIB da américa latina?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O produto interno bruto (PIB), é uma escala macro expressando o valor monetário da produção de bens e serviços de um país durante um determinado tempo, geralmente um ano, sendo muito empregado como objeto de estudo da macroeconomia. Seu cálculo cai dentro da contabilidade.

Nesse contexto, tomando como base o ano de 2017, o maior PIB nominal da América Latina foi o do Brasil, na casa de \(2.055.000\)milhões de dólares.

A figura abaixo apresenta a lista dos dez maiores PIBs da América Latina.

\
Lista dos dez maiores PIBs da América Latina. Fonte: Wikipédia. Acesso 1 out. 2019

1
Dislike0
User badge image

Eduarda Lima

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) reduziu nesta quinta-feira (11) sua projeção de crescimento para o conjunto das economias regionais em 2019, a 1,3% em relação ao 1,7% projetado em dezembro.

 

 

A nova estimativa "está influenciada pelo complexo cenário externo e pelas dinâmicas domésticas que vieram sendo observadas nos países da região", disse o organismo técnico das Nações Unidas em um comunicado de imprensa publicado em sua sede em Santiago.

Segundo as novas previsões, para o Brasil, maior economia da região, a Cepal projeta crescimento de 1,8%, enquanto no México estima-se uma expansão de 1,7%.

 

Outros países

 

A República Dominicana, com expansão de 5,5%, e o Panamá, com 5%, liderarão o crescimento regional durante este ano.

No outro extremo, a Venezuela, com queda estimada de seu Produto Interno Bruto (PIB) de 16%, será o país da região com pior desempenho, seguido da Nicarágua (-5%) e Argentina (-1,8%).

A Bolívia, por sua vez, cresceria 4,3%; o Paraguai, 4%; o Peru, 3,6%; e Chile e Colômbia, 3,3%.

"Os principais riscos para o desempenho econômico da região para 2019 continua sendo uma menor taxa de crescimento global, o baixo dinamismo do comércio mundial, e as condições financeiras enfrentadas pelas economias emergentes", segundo o relatório da Cepal.

 

Tensão comercial

 

O organismo alerta para o alcance da ainda não resolvida guerra comercial entre Estados Unidos e China, que "representa um risco não apenas para o comércio global e a taxa de crescimento do mundo a médio prazo, mas também para as próprias condições financeiras que costumam estar vinculadas à percepção de maior ou menos risco por parte dos agentes".

 

 

FONTE G1

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais