Buscar

o que é cromatografia

💡 10 Respostas

User badge image

Reinaldo Diego Soares

Processo através do qual moléculas presentes em misturas complexas podem ser separadas com base nas suas solubilidades em diferentes solventes e em suas mobilidades em diferentes substratos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Cromatografia é um processo analítico de separação. Os componentes de uma amostra são arrastados (por um líquido ou por um gás) pela fase móvel através de uma fase estacionária. Conforma a amostra vai passando por essa fase estacionária, os componentes da amostra vai interagindo com ela.

Se os componentes são muito atraídos pela fase estacionária, os componentes da amostra ficam mais retidos, e saem por último do equipamento de cromatografia, chamado cromatógrafo. Se os componentes não são muito atraídos pela fase estacionária, eles eluem primeiro, ou seja, saem primeiro do cromatógrafo.

A figura abaixo mostra os princípios da cromatografia. Os quadrados azuis e os círculos vermelhos representam diferentes componentes de uma amostra. O amarelo representa a fase móvel, passando pelo cinza, que é a fase estacionária.


Figura

A interação da amostra com as fases móvel e estacionária podem ser de diferentes espécies, como

  • partição
  • adsorção
  • troca iônica
  • exclusão por tamanho
* entre outras
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais