Buscar

Tício, imputável, inicia a execução de um crime. Antes da consumação, por deliberação própria, deixa de prosseguir os atos delituosos. caracteriza:

💡 6 Respostas

User badge image

Karen Duarte

Desistência Voluntária. 

Dispõe o Art. 15, primeira figura, do Código Penal, sobre desistência voluntária: "O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução (...) só responde pelos atos já praticados"

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A desistência voluntária e o arrependimento eficaz estão previstos no artigo 15 do Código Penal que dispõe:

 Desistência voluntária e arrependimento eficaz 

        Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.

A desistência voluntária acontece quando o agente ainda poderia continuar praticando o crime e chegar em sua consumação, entretanto, ele desiste voluntariamente (não precisa ser espontâneo) e não continua praticando sua conduta criminosa. Por exemplo, um indivíduo A que possui uma arma carregada com 5 projéteis descarrega 4 na vítima B. Ele observando que poderia descarregar toda sua munição, desiste voluntariamente no meio da execução e vai embora. Nesse caso o agente não responde por tentativa de homicídio, pois, a desistência voluntária e o arrependimento eficaz afasta a tentativa, entretanto, ele poderá responder por lesão corporal leve, grave ou gravíssima se a vítima não morrer. Se a vítima morre o agente será punido pelo homicídio consumado. 

No arrependimento eficaz o agente utiliza de todos os meios que ele tem disponível para a execução do crime, entretanto, ele impede que o resultado se produza. Utilizando o exemplo anterior, se o agente A tivesse atirado 5 vezes (e não 4) teria utilizado todo o meio disponível para a consumação do crime. Nesse caso, se ele após ter descarregado toda a arma, desiste de prosseguir com a execução e leva a vítima para o hospital sendo que ela sobrevive teríamos a figura do arrependimento eficaz. Sendo assim, ele não iria responder por tentativa de homicídio e apenas lesão corporal leve, grave ou gravíssima caso a vítima sobreviva. 

Como ele desistiu da  consumação do crime de forma vonluntária no caso em questão ficou configurada a desistência vonluntária. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais