Buscar

Alguém poderia me informar se, a moldura de Kelsen traz segurança jurídica? E se não traz, quais são os benefícios? Obrigado.

💡 6 Respostas

User badge image

Thiago Moravski

No meu TCC estou tratando do "incidente de resolução de demandas repetitivas", tido como a grande revolução do NCPC no que tange a segurança juridica.

No desenvolvimento da pesquisa, pautando-se também na Teoria Pura do Direito de Kelsen, encontrei passagens em que o mesmo indica a necessidade e viabilidade da criação de normas gerais pelos tribunais superiores, normas essas que deveriam servir de base interpretativa, com o fito de garantir a maior segurança juridica.

 

Um tribunal, especialmente um tribunal de última instância pode receber competência para criar, através de sua decisão, não só

uma norma individual, vinculante para o caso sub judice, mas também normas gerais. Isto é assim quando a decisão judicial cria o chamado precedente judicial, quer dizer: quando a decisão judicial do caso concreto é vinculante para a decisão de casos idênticos.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Tradução de João Baptista Machado. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. P.278-279.

Portanto, o sistema de molduras proposto por Kelsen consiste na criação de normas gerais, alicerces pelo qual deve ser construida a interpretação do caso concreto, garantido assim a segurança juridica.

 

6
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Sim, traz insegurança jurídica. Imagine: como se colocar todos os casos possíveis em norma? Kelsen viu que isso não era possível e aí cria outro problema ele da margem a discricionariedade dos juízes que em fase da ausência de normas "lacunas" se pode cria para o caso concreto. Deu para pegar a ideia?
1
Dislike0
User badge image

Richard Luz

Muito obrigado!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais