Buscar

Como interpreto gráficos Boxplot (de caixa)?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel Vieira

boxplot é uma ferramenta gráfica para representar a variação de dados observados de uma variável numérica por meio de quartis e ajuda a identificar a existência de possíveis outliers no conjunto de dados

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem vários tipos de gráficos que são utilizados para objetivos distintos. Em Estatística, um gráfico relevante é o chamado gráfico Box Plot.

Esse gráfico consiste de um conjunto de caixas com prolongamentos que indicam o valor máximo e mínimo de um conjunto de dados. Ele é bastante utilizado quando precisamos explicitar informações de média, mediana e amplitude interquartil.

Para exemplificar esse tipo de gráfico, vamos analisar o seguinte Box Plot:


https://www.escolaedti.com.br/o-que-e-um-box-plot/

Percebemos que o 1º e o 3º quartil (Q1 e Q3, respectivamente) compreendem os limites da caixa, sendo a média e a mediana os valores intermediários. Logo, o prolongamento superior existirá se o valor máximo e Q3 forem distintos. O mesmo raciocínio vale para o prolongamento inferior.

Portanto, os gráficos Box Plot podem ser interpretados como um conjunto de caixas com prolongamentos que representam o máximo, o terceiro quartil, a média, a mediana, o primeiro quartil e o mínimo de um conjunto de dados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais