Buscar

Considere o extrato de texto a seguir:

Considere o extrato de texto a seguir:

“Públicas ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.

Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas: pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é...

Respostas

User badge image

Luan LTV

Amazing

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Quando historiadores trabalham em fontes epistolicas, necessrio considerar diversos aspectos especficos. Primeiro, deve ser reconhecido se a carta é oficial ou pessoal. Então, o trabalho deve ser baseado na busca de uma compreensão dos aspectos explícitos e implícitos de uma fonte como esta. Além das pistas encontradas entre as linhas, também é possível entender certas inscrições com base no contexto analisado. Por exemplo, um historiador que analisa uma carta enviada por um soldado alemão que lutou na cobertura durante a Segunda Guerra Mundial deve procurar por pistas como o diálogo com o caos da guerra, o tamanho dos domicílios ou as estratégias utilizadas na guerra.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina