Buscar

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

2. O Pronunciamento Técnico CPC – 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, aprovado pela Deliberação CVM nº 594/09, como diria Fipecafi (2013, p. 401), “é bem claro na diferenciação entre ‘provisões’ e ‘passivos contingentes’. As provisões podem ser distinguidas de outros passivos quando há incertezas sobre os prazos e valores que serão desembolsados ou exigidos para sua liquidação”.(FIPECAFI. Manual de contabilidade societária. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2013)

Enunciado: A partir dessa observação, avalie as asserções a seguir: É possível afirmar também que as provisões se diferenciam dos passivos contingentes também

PORQUE

As provisões são devidamente contabilizadas, enquanto que os passivos contingentes não o são.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

💡 3 Respostas

User badge image

Raliane Rambor

2. Alternativa correta: A.

Resposta comentada: É necessário que se entenda que o termo contingente é amplamente utilizado para passivos e ativos que não são reconhecidos, sendo apenas mencionados em notas explicativas, em virtude de sua existência depender de um ou mais eventos futuros incertos que não estejam totalmente sob o controle da instituição, ao passo que uma provisão deve ser reconhecida.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A provisão contábil é o termo designado para definir os eventos que reduzem tanto o ativo quanto o passivo de uma empresa, ou melhor, representa a expectativa de perdas de ativos ou ainda a estimativa de valores que a empresa deverá desembolsar no futuro. Desse modo, as provisões envolvem valores que ainda não forem efetivamente pagos, como por exemplo, provisão para 13° de salários ou provisão para Imposto de Renda. Portanto, provisões contábeis configuram-se como despesas que, mesmo que ainda não tenham sido efetivamente pagas, são registradas como ocorridas. Vale ressaltar que a partir do momento que essa despesa torna-se definitiva, ou seja, é debitada de fato, deixa de ser considerada uma provisão contábil e torna-se um outro passivo.

Por sua vez, os passivos contingentes tratam-se de passivos incertos que serão determinados por eventos futuros.

Portanto, as duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira e, dessa forma, a alternativa a) está correta.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais