Buscar

Explique o famoso caso do arremeço de anões, estabelecendo a sua correlação com a jurisprudência dos valores?

💡 2 Respostas

User badge image

Júlia Gaspre

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O “lançamento de anões” era a brincadeira de arremesso de anões à distância como forma de competir quem conseguiria arremessá-los a maior distância. Surgiu em um bar francês, que acabou sendo interditado pelas autoridades sob o argumento de violação da dignidade da pessoa humana. Entretanto, o anão, não satisfeito com a decisão, recorreu ao Poder Público questionando a afronta a sua liberdade de iniciativa e direito ao trabalho. Lá, o primeiro argumento prevaleceu e a atividade se manteve proibida.

No Brasil, encontramos similar discussão de valores de axiomas constitucionais quando acontecem choques entre direitos fundamentais. A solução que se aplica é a técnica da ponderação, que se operacionaliza através do uso do princípio da proporcionalidade nas decisões.

Entretanto, como bem ensina o professor Novelino, “a dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos do Estado brasileiro, constitui-se no valor constitucional supremo em torno do qual gravitam os direitos fundamentais”. Dessa forma, pode-se concluir que o direito à dignidade da pessoa humana é princípio norteador da aplicação e restrição de todos os direitos fundamentais. Portanto, aplica-se como norte em casos de colisão entre os direitos fundamentais a busca da solução que melhor promova a dignidade da pessoa humana no caso concreto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais