Buscar

o que é necrose?

💡 3 Respostas

User badge image

monikelly

morte celular 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A necrose é uma forma de lesão celular que resulta na morte prematura de células em tecido vivo por autólise .A necrose é causada por fatores externos à célula ou tecido, como infecção, toxinas ou trauma, que resultam na digestão desregulada dos componentes celulares.

Em contraste, a apoptose é uma causa de morte celular programada e direcionada que ocorre naturalmente. Embora a apoptose geralmente forneça efeitos benéficos ao organismo, a necrose é quase sempre prejudicial e pode ser fatal.

A morte celular devida a necrose não segue a via de transdução do sinal apoptótico, mas vários receptores são ativados e resultam na perda da integridade da membrana celular e uma liberação descontrolada de produtos de morte celular no espaço extracelular.

Isto inicia no tecido circundante uma resposta inflamatória que atrai leucócitos e fagócitos próximos que eliminam as células mortas por fagocitose. No entanto, substâncias microbianas prejudiciais liberadas pelos leucócitos causariam danos colaterais aos tecidos adjacentes.

Esse excesso de dano colateral inibe o processo de cicatrização. Assim, a necrose não tratada resulta numa acumulação de tecido morto em decomposição e detritos celulares no local ou próximo do local da morte celular. Um exemplo clássico é a gangrena. Por esta razão, muitas vezes é necessário remover cirurgicamente o tecido necrótico , um procedimento conhecido comodesbridamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais