Buscar

a pessoa civilmente incapaz pode ser sujeito passivo da responsabilidade tributária?

💡 2 Respostas

User badge image

Wellisson Barbosa de Araujo

O CTN, ainda tratando das regras gerais sobre sujeição passiva, estabelece importante preceito acerca da chamada capacidade passiva. Ao falarmos na capacidade tributária passiva, falamos na capacidade do sujeito ser considerado devedor tributário. Não estamos falando em capacidade civil, mas em capacidade tributária.

 

Nos termos do CTN, a capacidade tributária passiva independe de eventual capacidade civil. Isso significa dizer que uma pessoa que pode ser devedora tributária, está apta para ser sujeito passivo do direito tributário independente de possuir capacidade civil. Assim, o incapaz civilmente pode ser sujeito passivo tributário.

 

EXEMPLO: A criança de cinco anos de idade, apesar de ser civilmente incapaz, poderá ser proprietário de um bem imóvel (casa que recebeu de seu pai). Neste caso, o menor, proprietário do imóvel, pratica o fato gerador do IPTU, podendo, por isso, ser considerado sujeito passivo tributário.

 

O CTN ainda prevê que a capacidade tributária passiva independe de regular constituição (para pessoas jurídicas). Isso quer dizer que eventual irregularidade na constituição de uma sociedade (ausência de inscrição na Junta Comercial), apesar de acarretar a irregularidade (sociedade em comum), não impedirá que o Fisco impute responsabilidade tributária a esta sociedade irregular (que, vale dizer, não detém personalidade jurídica).

Fonte:http://www.aprendatributario.com.br/?p=68

https://sites.google.com/site/zeitoneglobal/direito-tributario---modulo-ii/6-05-capacidade-tributaria-passiva

espero poder ter ajudado ainda não vi tributário por isso somente tentei responder sua pergunta da maneira mais correta e simples possivel.

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Épossível atribuir a responsabilidade de uma obrigação tributária a pessoa civilmente incapaz, conforme estabelece o art. 126 do CTN.

"Art. 126. A capacidade tributária passiva independe:

I - da capacidade civil das pessoas naturais;

II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios;

III - de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional."

Segundo Paulsen, "a capacidade tributária passiva é a possibilidade de alguém figurar como sujeito passivo de uma obrigação tributária, seja principal ou acessória, ficando obrigado a cumpri-la e a responder por eventual inadimplemento".

"Conclui-se, pois, que quem realiza o fato gerador está obrigado ao pagamento do tributo, ainda que não tenha ou não esteja no gozo da capacidade civil plena ou que esteja atuando mediante sociedade irregular ou de fato".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais