Buscar

pessoal ai

Sobre o princípio do contraditório e da ampla defesa é verdadeiro afirmar:

 

a concessão de tutela antecipada requerida pelo autor, sem ouvir o réu viola o princípio do contraditório e ampla defesa.

o julgamento através sentença liminar, sem citação do réu, afronta o princípio do contraditório

ele está disciplinado apenas em normas infraconstitucionais;

 

o contraditório, assegurado pela CRFB, dá oportunidade às partes de poder se manifestar em relação às alegações formuladas pela parte adversa, bem como produzir provas;

IV e V

 

💡 2 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

1) a concessão de tutela antecipada requerida pelo autor, sem ouvir o réu viola o princípio do contraditório e ampla defesa.

ERRADO! A antecipação dos efeitos da tutela pretendida não viola o contraditório e a ampla defesa, pois, ao réu será oportunizado apresentar suas alegações e produzir provas. Ocorre porem que o perigo na demora de se realizar o provimento jurisdicional e a aparência de assistir razão à parte autora podem levar o juízo a conceder tutela provisória, a qual pode ser cassada a qualquer tempo, inclusive quando logo após a contestação.

2) o julgamento através sentença liminar, sem citação do réu, afronta o princípio do contraditório

ERRADO! Mas aqui cabe uma observação: a assertiva está errada porque nosso ordenamento jurídico não prevê a possibilidade de uma sentença ser proferida sem citação do réu. Caso isso ocorra, a sentença deverá ser declarada nula.

3) ele está disciplinado apenas em normas infraconstitucionais;

CORRETO! O contraditório e a ampla defesa, alem de previstas na Constituição, estão disciplinadas em praticamente todas as leis, mais especificamente quando o legislador discorre acerca dos prazos e do procedimento por meio do qual a parte requerida poderá apresentar suas considerações e produzir suas provas.

4) o contraditório, assegurado pela CRFB, dá oportunidade às partes de poder se manifestar em relação às alegações formuladas pela parte adversa, bem como produzir provas.

CORRETO! No entanto, aqui tambem cabe uma ressalva: a doutrina majoritária agrupa o contraditório e ampla defesa num só instituto. De outro lado, porem, há entendimento no sentido de que são, a rigor, e tecnicamente, institutos distintos. Para essa parte da doutrina, o contraditório é o direito que a parte tem de apresentar alegações que rebatam as considerações da outra parte e ver seus requerimentos recebidos e considerados para a formação do convencimento; ao passso que a ampla defesa seria o direito, este sim, de produzir provas em Juízo, utilizando-se de todos os meios probatórios em Direito admitidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais