Buscar

Responda a seguir

Foi criada uma proposta de emenda constitucional visando disponibilizar no site do planalto os votos da populaçao para presidente da republica mediante consulta pelo número do CPF. O deputado autor do projeto justificou tal proposta afirmando que a população acompanharia melhor o seu candidato se todos pudessem saber quem votou em quem. A proposta foi subscrita por dois terços de Câmara dos deputados e foi aprovada, primeiro pelo Senado Federal, em dois turnos de votação, pelos votos de um terço de seus respectivos membros. A proposta seguiu então para Câmara dos Deputados que, após alterar a forma de consulta prevista na proposta para consulta pelo número do RG, aprovou a proposta, em dois turnos de votação, pelo mesmo quórum obtido no Senado. Em seguida, a emenda constitucional foi promulgada e sancionada pelo Presidente da República.

Com base no caso apresentado responda, trata-se de um caso de exercício do poder  constituinte originário ou reformador? Identifique cinco problemas da emanda constitucional à luz da sistemática instiuída pela Constituição Federal de 1988.

💡 4 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

Por se tratar de uma Emenda Constitucional, estamos diante do constituinte reformador, com poderes para reformar, em parte, o texto da Constituição.

Acerca do projeto de emenda apresentado, este possui vários vícios, a saber:

 

  • o sigilo do voto no Brasil é clausula pétrea e, portanto, imutável, não se permitindo sequer a mera deliberação em sentido contrário, consoante disposto no art. 60, §4º, II, da Constituição:

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

 

  • a proposta de emenda não poderia ter sido apresentada por um deputado, mas sim por, no mínimo, 1/3 dos membros da Casa legislativa, conforme art. 60, I, da Constituição:

 

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

 

  • Não se observou, por duas vezes, o quórum exigido pela Constituição em seu art. 60,§2º:

 

 § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

 

  •  as emendas constitucionais não são promulgadas nem sancionadas pelo presidente da República, mas sim pelas Mesas da Câmara e do Senado, nos termos do art. 60,§3º, CF:

§ 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

3
Dislike1
User badge image

toper bug

ddsfsdfsdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais