Buscar

como podemos definir exclusão social na contemporaneidade?

Respostas

User badge image

Andre Smaira

De modo geral, a exclusão social se refere a qualquer tipo de fenômeno que coloca uma pessoa de determinado grupo social de modo afastado do núcleo social. Assim, a exclusão social está ligada diretamente aos tipos de preconceitos que existem na nossa sociedade, podendo ser eles religiosos, econômicos, políticos, culturais, sexuais, etc.

Estas pessoas que são excluídas socialmente geralmente possuem muitas dificuldades em ascender socialmente, já que não conseguem empregos com tanta facilidade, a educação dentro das escolas se torna complicada pelo desprezo que existe por parte dos alunos e até dos professores, a falta de oportunidades, etc.

Neste sentido, os grupos que são excluídos acabam se reunindo e vivendo apenas entre eles, o que é chamado de isolamento social.

Sabemos também que o capitalismo é um dos maiores fatores agravantes dos preconceitos e da exclusão social, assim, a contemporaneidade coloca os problemas de exclusão social de forma mais grave e óbvia, já que na sociedade capitalista contemporânea, as classes dominantes estão sempre apontando que alguns indivíduos e grupos sociais não são aptos a viver em sociedade.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina