Buscar

quais são as principais características do capitalismo?

💡 3 Respostas

User badge image

laaa

São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.

curte pfv <3

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O capitalismo é um sistema econômico muito complexo e que vem com o passar dos anos sendo cada vez mais intensificado pelos países que o adotam como modelo. De modo geral, o capitalismo visa à acumulação de capital, como o nome diz. Isto significa que o objetivo numa sociedade capitalista é a obtenção de lucro, este que pode ser alcançado por meio de propriedades privadas, leis que gerem o mercado do consumo, o trabalho assalariado e a livre concorrência do mercado.

Como podemos notar, o acumulo de capital é feito em âmbito particular e não pelo Estado. Tendo em vista as características gerais do capitalismo, podemos citar então alguns pontos negativos e positivos. Como pontos negativos do sistema capitalista são possíveis elencar: a grande desigualdade social que este sistema traz, já que a renda não é divida igualmente e os detentores de capital ficam com o monopólio das empresas, impedindo uma competitividade justa com os pequenos comerciantes ou fabricantes; o consumismo desenfreado; a objetificação de pessoas, que são percebidas apenas pelo seu capital financeiro, cultural, de beleza ou de trabalho.

Por outro lado, como pontos positivos temos: as mercadorias acabam tendo os preços dados pela própria população que busca o que quer comprar; a livre concorrência permite que os preços sejam sempre justos; e também a uma alta produção, fazendo com que não haja a falta de produtos necessários a sociedade.

Portanto, o capitalismo é um sistema econômico que guia como a sociedade vai se desenvolver, não só economicamente, mas politicamente, culturalmente e socialmente. Por isso, este sistema acaba apresentando coisas boas e coisas ruins e, caso o capitalismo não seja bem trabalhado, o que acontece principalmente em países em desenvolvimento, os pontos negativos acabam sendo predominantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais