Buscar

Qual a origem do Direito Constitucional? Por que ele apareceu e onde?

💡 5 Respostas

User badge image

Lília Figueiredo

Essas questões nos levam a pensar, sem dúvida, num fenômeno chamado constitucionalismo. E, aqui, é preciso ressaltar que ele não possui um sentido único nem universal. Como aponta Gomes Canotilho, é melhor dizer que existiram – e existem – movimentos constitucionais ao longo da história. O que se passou na Inglaterra não se reproduziu nos Estados Unidos da América, nem tampouco na França. Da mesma maneira, o Brasil teve sua própria versão de constitucionalismo.

Todavia, podemos apontar algumas características comuns que, reunidas, nos dão o núcleo da ideia de constitucionalismo. Assim, a busca pela limitação do poder do governante e a luta pela garantia de direitos fundamentais do indivíduo integram o conceito dos movimentos constitucionais.

 

1
Dislike0
User badge image

Lília Figueiredo

Em outras palavras: o constitucionalismo é, no plano político e social, a luta da sociedade para regrar a atuação do governante, impondo-lhe limites e deveres, e fixar os direitos básicos do homem em face do Estado. Paralelamente, no plano jurídico, traduz-se na necessidade de condensar essas regras numa Constituição escrita. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Direito Constitucional é o braço do direito público que normatiza a Lei de Organização Geral do estado.


O direito constitucional surge com o constitucionalismo. Os Estados possuem suas constituições, que é o conjunto de normas do Estado. A origem do constitucionalismo é consequência do direito constitucional inglês e francês, ambas inspiradas nas ideias iluministas e na valorização da liberdade formal e do individualismo.


Logo, a origem do direito constitucional remete no surgimento do constitucionalismo, que surgiu na França e nos Estados Unidos devido suas constituições.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes