Buscar

Qual a fórmula do logarítimo neperiano ?

💡 5 Respostas

User badge image

Ricardo Guia Verified user icon

O sistema de logaritmos neperianos possui como base o número irracional e (e = 2,718...). Esse sistema também é conhecido como sistema de logaritmos naturais, com a condição x > 0. Ele pode ser expresso por: 

logex = ln x


Transformando base e para a base decimal. 

Considere o número real positivo x, para tal temos: 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O termo logaritmo napieriano, nomeado por John Napier , é frequentemente usado para significar o logaritmo natural. Napier não introduziu essa função logarítmica natural, embora seja nomeada em sua homenagem.

---

No entanto, se for tomado como significando os "logaritmos" como originalmente produzidos por Napier, é uma função dada por:


\[\eqalign{ & {e^{\ln x}} = \ln {e^x} \cr & \ln x = \dfrac{1}{{\log _x^e}} }\]

---

Os logaritmos napierianos foram publicados primeiro em 1614. Henry Briggs introduziu logaritmos comuns (base 10) , que eram mais fáceis de usar. Tabelas de logaritmos foram publicadas em muitas formas ao longo de quatro séculos.

---

A ideia de logaritmos também foi usada para construir a régua de cálculo, que se tornou onipresente em ciência e engenharia até a década de 1970. Um avanço que gerou o logaritmo natural foi o resultado de uma busca por uma expressão de área contra uma hipérbole retangular e exigiu a assimilação de uma nova função na matemática padrão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais