Buscar

O Dr. Matheus é juiz recém-concursado e atua perante o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, assumindo funções junto à Comarca de Cascavel.

Como primeiro caso, teve de enfrentar a questão da partilha de bens nas famílias paralelas, instituto que não possui regulamentação expressa no Direito Brasileiro. Ante ao exposto, o Dr. Matheus extingue o processo sem resolução do mérito, com base na ausência de norma regulamentadora. Comente a medida judicial adotada.              
 

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A decisão é equivocada, em razão do princípio da vedação do non liquet, que impede que o magistrado deixe de julgar determinada causa, em razão da ausência de norma regulamentadora. É que, diante de lacunas administrativas, deve recorrer à analogia, aos costumes e aos princípios gerais do direito (art. 4º, da LINDB), podendo valer-se, ainda, de conteúdo jurisprudencial e de ensinamentos doutrinários consagrados.

 

Gostou do conteúdo?

Para saber mais, acesse vídeo de nosso Especialista do Passei Direto:

https://www.passeidireto.com/video/25652326/regras-de-interpretacao-teoria?utm-medium=link

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais