Buscar

qual é o tipo de antígeno expresso por células tumorais e capaz de ativar uma resposta imune

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O câncer é uma doença complexa que envolve numerosos processos biológicos, que podem existir em paralelo, podem ser complementares ou estão envolvidos quando necessário e, como tal, podem substituir um ao outro. Essa redundância nas possibilidades das células cancerosas, é fundamental para o insucesso da terapia. No entanto, características intrínsecas de células tumorais e tumores como um todo fornecem também oportunidades para terapia.

Desenvolvimentos recentes de ferramentas científicas sobre lipídios e metabolismo lipídico, abriram aspectos novos e previamente desconhecidos das células tumorais e indicam possíveis diferenças na composição lipídica e na função da membrana das células tumorais em comparação com as células saudáveis.

Este campo, denominado Lipidomics, demonstra a importância dos componentes lipídicos na membrana celular em várias doenças. Alterações importantes no câncer, e especialmente em células resistentes ao câncer em comparação com células normais, abriram as portas para novas estratégias terapêuticas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais