Buscar

Qual a relação da síndrome do impacto do ombro com o músculos do maanguito rotador

💡 3 Respostas

User badge image

Rebeca Ferreira

Os músculos do manguito rotador agem pra estabilizar a articulação glenoumeral, juntamente com ligamentos como o coracoumeral e os glenoumerais. Eles agem impedindo a compressão que a cabeça do úmero pode causar no espaço subacromial, evitando a síndrome do impacto; evitam movimentos de rotação indesejados também da cabeça do úmero. Por exemplo, no movimento de abdução do ombro o músculo deltoide (pt. Média) inicia o movimento, mas logo em seguida o músculo supraespinal entra em ação fazendo a cabeça do úmero deslizar para baixo na cavidade gleinoide evitando seu deslocamento para cima. Enquanto isso, o músculo subescapular age para impedir o movimento indesejado de rotação lateral do ombro causado pelos músculos infraespinal e redondo menor. E estes últimos agem impedindo o movimento de rotação medial do ombro causado pelo músculos subescapular, caracterizando um sinergismo concorrente.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A síndrome do impacto do ombro ocorre, de forma especial em atletas e em pessoas com idade mais avançada tendo em vista que as cartilagens e músculos acabam se deteriorando e reduzindo a liberdade do movimento com o passar dos anos. Em atletas a redução do movimento ao longo dos anos ocorre pela redução da membrana cartilaginosa que protege os ossos do corpo.

Como consequência os músculos do manguito rotador são atingidos de forma significativa, já que o impacto causa perda de cartilagem e o movimento do manguito rotador fica prejudicado já que é ele que está na base do ombro e que acaba por realizar a sustentação das articulações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais