Buscar

Quando inicia o prazo para contestação se o réu for citado por correio ou mandato,sem que tenha sido designada a audiência de conciliação ou mediação?

💡 3 Respostas

User badge image

Fabio Firmeza

O prazo de contestação inicia com a juntada do AR nos autos do processo no caso de citação feita por carta, já no caso do mando aí será considerado citado somente após a juntada nos autos do compronvante de citação feita pela autoridade jusridicional a qual foi feita o pedido, seja por carta precatório ou rogatória.

1
Dislike0
User badge image

Carol Echeverria

Se a audiência não aconteceu por desinteresse das partes (autor, na petição inicial e réu, por petição dez dias antes da marcação da audiência) o prazo de 15 dias será contado do protocolo de petição de cancelamento da audiência do réu.  

Nos demais casos, em que não há possibilidade de conciliação ou mediação pela natureza do direito pleiteado, considera-se dia do começo do prazo da data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for por pelo correio. 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Consoante disposto no CPC/2015, o prazo para apresentar contestação se conta da juntada do aviso de recebimento aos autos (citação por correio) ou da juntada aos autos do mandado cumprido (citação por oficial de justiça):

Art. 231. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:

I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio;

II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça;

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais