Buscar

Qual as vantagens e desvantagens do sistema de plantio direto?

💡 3 Respostas

User badge image

Carol Costa

sistema de plantio direto na palha oferece maior rapidez nas operações, possibilita o plantio e a colheita antecipada

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Menos erosão do solo : No plantio direto, o solo é mais resistente à erosão causada pelo vento e pela água. Isto é especialmente verdade quando uma abundância de cobertura de cobertura morta (talos, palha, folhas, vagens, palha) é mantida na superfície do solo.

Menos compactação do solo : o solo não cultivado é menos compactado do que o solo cultivado. A lavoura agrega a estrutura natural do solo. A perda de estrutura torna o solo menos capaz de suportar cargas pesadas, como o tráfego de rodas nas operações de lavoura. A perda de estrutura também torna o solo inerentemente mais vulnerável à compactação. Muitas pessoas pensam que o solo precisa ser afrouxado com o preparo do solo, para infiltração de água e crescimento das raízes

Já as desvantagens são:

Custo inicial do equipamento plantio direto: o investimento inicial em equipamentos e peças de plantio direto pode ser um dos principais impedimentos para a mudança do plantio convencional para o plantio direto. Em geral, porém, esse dinheiro pode ser recuperado por meio de rendimentos mais altos, economia de mão-de-obra e venda de equipamentos antigos de lavoura e tratores de redução de tamanho ou eliminação de tratores extras que não são mais necessários.

Curva de aprendizado para plantio direto : Algumas pessoas não querem aprender as novas técnicas de plantio direto , preferindo ficar com o plantio convencional. Mas existem inúmeros recursos e produtos sendo desenvolvidos quase diariamente. E temos orgulho de ser uma empresa que trabalha constantemente para tornar a lavoura mais fácil e lucrativa. Ainda, o plantio direto exige uma administração mais qualificada.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais