Buscar

microbiologia do solo , o que e fixação de nitrogenio

💡 3 Respostas

User badge image

Rita de Cássia

O gás nitrogênio (N2) é o mais abundante na atmosfera terrestre, representando 79% do volume do ar. Nos organismos, átomos de nitrogênio fazem parte de diversas substâncias orgânicas, como proteínas e ácidos nucleicos. Porém, a maioria dos seres vivos não consegue utilizar o nitrogênio na forma molecular N2. Apenas algumas espécies de bactérias são capazes de utilizá-lo, incorporando os átomos de nitrogênio em suas moléculas orgânicas e disponibilizando-o em outras formas moleculares para o uso de diversas espécies. A esse processo de incorporação de nitrogênio em moléculas orgânicas a partir do N2 dá-se o nome de fixação do nitrogênio, sendo uma etapa essencial do ciclo do nitrogênio. Da mesma forma, as bactérias que realizam a fixação são chamadas de fixadoras de nitrogênio.

Elas podem ter vida livre como é o caso das cianobactérias, ou viver em simbiose com outros organismos. No segundo caso, o exemplo mais conhecido é a associação entre as bactérias do gênero Rhizobium e raízes de plantas, principalmente leguminosas como feijão, soja e ervilha. Essas bactérias fixadoras invadem e se reproduzem no interior das células das raízes das plantas, estimulando a multiplicação das células infectadas, o que leva o desenvolvimento de tumores conhecidos como nódulos das raízes. Essa relação oferece vantagem tanto para a bactéria, que se encontra protegida no interior das raízes e se alimenta dos compostos orgânicos produzidos pela planta, quanto para a planta que usufrui da fixação do nitrogênio.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A fixação do nitrogênio é o processo em que o nitrogênio atmosférico (N2) é absorvido e incorporado a uma molécula orgânica, esse processo pode ser feito por algumas espécies de bactérias, fungos e leveduras, tanto em ambiente terrestre como aquático.

No solo os microrganismos fixadores de nitrogênio mais conhecidos são as bactérias do gênero Rhizobium que vivem simbioticamente nas raízes de plantas leguminosas, como o feijão. Nas raízes essas bactérias formam nódulos e passam a fornecer nitrogênio em troca de uma pequena parte dos fotoassimilados produzidos pela planta hospedeira.

Além das bactérias do gênero Rhizobium há ainda as dos gêneros Azotobacter, Beijerinckia, Klebsiella, Clostridium, Desulfovibrio, Frankia e Azospirillum.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais