Buscar

Desenho da Figura Humana - Av1 - Unopar

Leia o texto a seguir:

"A renovação da cultura clássica é apenas um aspecto do amplo e complexo processo de transformação cultural, social e religiosa que se desenvolve na Europa ao longo dos séculos XV e XVI ou, mais precisamente, da formação de uma cultura humanista, que renova radicalmente os fundamentos do conhecimento e da vida, graças a uma nova concepção dos valores essenciais da natureza e da história" (ARGAN, 1999. p.55).

O artista renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), famoso não só por seus trabalhos artísticos, mas também por seus outros talentos como escultor, arquiteto, inventor. Dedicou-se aos estudos da matemática, física, astronomia, artes e ciências. Entretanto, seu maior legado foi a representação da figura humana, resultante dos seus intensos estudos de anatomia, revelando as ligações entre as partes do corpo humano e de outros elementos na natureza.

Anatomy of a Male Nude, c 1504-6

Disponível em:<http://www.drawingsofleonardo.org/images/studyof_man.jpg>. Acesso em 13/11/2018.

Studies of the Shoulder and Neck, c. 1509-1510

Disponível em:. Acesso em 13/11/2018.

Considerando o texto e as imagens acima, complete as lacunas:

O Renascimento teve origem na _____________________, baseado em um novo espírito científico de observação. Tanto na pintura como na ______________ , os estudos da ________________________ passou a refletir figuras mais realistas, retratando o mundo visível, e não mais, como na arte __________________ligada ao divino.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:


Alternativas:

  • a)

     Itália - escultura - matemática - medieval.

  • b)

    Inglaterra - arquitetura - anatomia humana - grega.

  • c)

     Itália - escultura - anatomia humana - egípcia.

  • d)

    Inglaterra - escultura - anatomia humana - egípcia.

  • e)

     Itália - arquitetura - matemática - grega.

💡 4 Respostas

User badge image

Gislaine Silva

c) Italia,escultura,anatomia humana,egípcia.

2
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

O Renascimento teve origem na Itália, mais especificamente na região da Toscana. Por esse motivo, a primeira palavra que completa a sentença é:Itália.

As esculturas criadas nesse período são objeto de estudo e admiração até os dias atuais. Um exemplo bastante conhecido é a escultura: David de Michelangelo. Por esse motivo, a segunda palavra que completa a sentença é: escultura.

Esse período apresentou grandes avanços na área da anatomia humana e da matemática. Por isso, a terceira palavra poderia ser tanto matemática, quanto anatomia humana.

Analisando a última palavra a ser preenchida, a única possibilidade é a palavra medieval, visto que o período medieval, anterior ao renascimento, tinha como característica a arte sacra, logo divina.

Assim, a alternativa correta e a letra A.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais