Buscar

Considerando o disposto nos art. 174, Parágrafo único e 155, V do CTN, o parcelamento é causa de interrupção ou de suspensão do prazo prescricional?

💡 2 Respostas

User badge image

Viviane Machado

Uma vez que o contribuinte inadimplente se dirige a Administração pública para solicitar o parcelamento do seu débito tributário, ele está reconhecendo sua dívida, com isso, será interrompido o prazo prescricional, e consequentemente a exigibilidade do crédito tributário será suspensa. Caso aja descumprimento do acordo do parcelamento, a exigibilidade do crédito tributário continuará de onde parou, e o prazo de cinco anos que o Fisco tem para o exercício da pretensão executiva, ajuizando ação de cobrança, recomeçará no momento que o devedor deixar de cumprir o acordo celebrado. Se não fizer dentro do prazo ocorrerá à extinção do crédito tributário.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

Segundo o inciso IV, do parágrafo único, do art. 174 do CTN, a prescrição será interrompida por qualquer ato que importe o reconhecimento do débito pelo devedor, ou seja, o parcelamento, segundo o Prof. Hugo de Brito Machada, faz com o que o prazo já decorrido seja apagado, o qual recomeçará o seu curso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais