Buscar

O behaviorismo foi o principal paradigma da psicologia entre 1920 e 1950, fundado por John Watson e baseado na crença.

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Motta

B.F. Teoria Skinner do Behaviorismo e Condicionamento Operante


 

Burrhus Frederic Skinnermais conhecido como B. F. Skinner, era um psicólogo americano conhecido por suas contribuições no desenvolvimento da teoria do behaviorismo e por seu romance utópico Walden Two (1948).

O behaviorismo assume que todos os comportamentos são respostas a certos estímulos no ambiente, ou conseqüências da história do indivíduo. Embora os behavioristas geralmente aceitem o importante papel da herança na determinação do comportamento, eles se concentram principalmente em fatores ambientais.

Ele é o psicólogo mais reconhecido dentro da corrente do behaviorismo e sua teoria tem sido uma das mais influentes na psicologia.

Nascido na Pensilvânia em 1904, ele começou a trabalhar em suas idéias de comportamento humano depois de obter seu doutorado em Harvard. Os trabalhos de Skinner incluem O comportamento dos organismos (1938) e um romance baseado em suas teorias, Walden dos (1948). Ele explorou o behaviorismo em relação à sociedade em livros posteriores, incluindo Beyond Freedom and Human Dignity (1971).

Como aluno do Hamilton College, Skinner desenvolveu uma paixão pela escrita. Ele tentou se tornar um escritor profissional depois de se formar em 1926, mas recebeu pouco sucesso. Dois anos depois, ele decidiu seguir uma nova direção para sua vida; Ele se matriculou na Universidade de Harvard para estudar psicologia.

Skinner considerou o livre-arbítrio uma ilusão e ação humana como dependentes das conseqüências de ações anteriores. Se as conseqüências forem ruins, há uma alta probabilidade de que a ação não seja repetida. Pelo contrário, se as consequências forem boas, é provável que a ação seja repetida. Skinner chamou isso de princípio de reforço.

Caixa de Skinner

Para fortalecer o comportamento, Skinner usou o condicionamento operante e, para estudá-lo, inventou a câmara de condicionamento operante, também conhecida como caixa Skinner.

Na década de 1920, Watson deixara a psicologia acadêmica e outros behavioristas começavam a ser influentes, propondo novas formas de aprendizado além do condicionamento clássico.

O modo de pensar de Skinner era um pouco menos extremo que o de Watson. Skinner acreditava que temos uma mente, mas que é simplesmente mais produtivo estudar comportamentos observáveis ​​em vez de eventos mentais internos.

Introdução ao behaviorismo

O behaviorismo foi o principal paradigma da psicologia entre 1920 e 1950, fundado por John Watson e baseado na crença de que os comportamentos podem ser medidos, treinados e modificados. O behaviorismo poderia ser resumido com a seguinte citação de Watson, considerado o "pai" dessa corrente psicológica:

"Dê-me uma dúzia de crianças saudáveis, bem formados, para que possa educá-los, e eu prometo que escolher um aleatoriamente e treiná-lo para torná-lo um especialista nada posso escolher: médico, advogado, artista, empresário, mendigo ou ladrão, independentemente de seu talento, inclinações, tendências, aptidões, vocações e raça de seus antepassados ​​".

John Watson, Behaviorism, 1930

De acordo com os princípios do behaviorismo, todos os comportamentos são aprendidos do ambiente em que crescemos. Os behavioristas não acreditavam em determinações biológicas.

Além disso, eles eram principalmente preocupados com os comportamentos que podem ser observados e acreditava que havia muita diferença entre o aprendizado que ocorre em seres humanos e que ocorre em animais.

Como o behaviorismo começou?

Russo Pavlov médica foi o primeiro a estudar teorias do behaviorismo na década de 1890 o condicionamento pavloviano clássico foi descoberto por acaso, quando ele descobriu em um experimento sobre a digestão de seus cães, eles salivated quando ele entrou na sala , sem sequer trazer comida com ele.

Pavlov e cachorro

Para resumir, o condicionamento clássico envolve aprendizagem que associa um estímulo incondicionado que traz o padrão de uma resposta no corpo (por exemplo, reflexivo) com um novo estímulo, para que este último também carrega a mesma resposta.

Esta teoria foi desenvolvida mais tarde por Watson (1913), que foi o psicólogo americano que fundou a escola behaviorista da psicologia, publicou um artigo chamado "A psicologia como o behaviorista vê". Mais tarde, ele condicionou uma criança a temer um rato branco.

Thorndike, psicólogo e educador americano, formalizado o termo "lei do efeito" em 1905. Em 1936, Skinner, psicólogo americano que compõe o verdadeiro foco deste artigo, publicou "O comportamento dos organismos" e introduziu os conceitos de condicionamento operante e modelagem.

Behaviorismo de acordo com Burrhus Frederic Skinner

Fonte: emaze.com

O trabalho de Skinner estava enraizado na visão do condicionamento clássico como simples demais para constituir uma explicação completa do comportamento humano complexo. Skinner acreditava que a melhor maneira de entender o comportamento humano era verificar as causas de uma ação e suas conseqüências. Ele chamou essa abordagem de "condicionamento operante".

O condicionamento operante tem a ver com operante: ações intencionais que afetam o ambiente que nos rodeia.Skinner começou a identificar os processos que tornavam a ocorrência de certos comportamentos operantes mais ou menos prováveis.

A teoria de Skinner do condicionamento operante é baseada no trabalho de Thorndike (1905). Edward Thorndike estudou o aprendizado em animais usando uma caixa de quebra-cabeças para propor a teoria conhecida como "A lei do efeito".

Condicionamento operante de Skinner

Como já dissemos, Skinner é considerado o pai do condicionamento operante, mas seu trabalho é baseado na lei do efeito de Thorndike. Skinner introduziu um novo termo na lei do efeito: reforço. O comportamento que é reforçado tende a se repetir; comportamento que não é reforçado tende a desaparecer (enfraquece).

Skinner estudou o condicionamento operante conduzindo experimentos em animais, que ele colocou em uma "caixa de Skinner", semelhante à caixa de quebra-cabeças de Thorndike.

Skinner cunhou o termo "condicionamento operante", que envolve a mudança de um comportamento usando reforços dados após a resposta desejada. Skinner identificou três tipos de respostas ou operantes que podem seguir o comportamento:

  • Operadores neutros. São respostas do ambiente que não aumentam nem diminuem a probabilidade de que o comportamento se repita.
  • Essas respostas aumentam a probabilidade de que o comportamento se repita. Reforços podem ser positivos ou negativos.
  • São respostas que diminuem a probabilidade de que um comportamento se repita; punições enfraquecem o comportamento em questão.

Todos nós já experimentamos exemplos de comportamentos que foram afetados por reforços e punições. Quando éramos crianças, por exemplo, se conversávamos durante uma aula, a professora nos dizia para ficar em silêncio. Essa resposta do professor é uma punição que, pelo menos supostamente, deveria enfraquecer o comportamento de falar com o colega durante a aula.

Durante a adolescência, por exemplo, o uso de um estilo ou marca particular de roupas pode ser reforçado positivamente por colegas da mesma idade por meio de bajulação, aceitação social ou simplesmente um gesto gentil. Isso reforça e torna mais provável a repetição do comportamento de usar uma determinada roupa de marca.

Reforço positivo

Pesquisadores com caixa de Skinner e pombo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais