Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL

"As ações executadas pelos entes do Estado para o bem do cidadão brasileiro são planejadas, executadas e fiscalizadas pela Administração Pública, segundo os preceitos do direito e da moral, visando o bem comum. Essas ações devem ser executadas seguindo os cinco princípios da Administração Pública". Rota de Aprendizagem 4 de Direito Constitucional)

Assinale a alternativa que contenha corretamente os cinco princípios da Administração Pública citados no artigo 37 da Constituição brasileira de 1988.

 

A

Legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência.

 

B

Legalidade, agilidade, pessoalidade, publicidade, eficácia.

 

C

Idoneidade, boa-fé, pessoalidade, publicidade, eficiência.

 

D

Legalidade, alteridade, eficácia, publicidade, eficiência.

 

E

Paridade, igualdade, impessoalidade, publicidade, eficiência.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A questão é respondida pela alternativa representada pela letra A.

Assim como toda área de ofício, o direito administrativo tem como base alguns princípios que regem todo o trabalho. Então, encontra-se no artigo trinta e sete da Constituição os princípios de eficiência (incluída pela Emenda Constitucional nᵒ 19/98.), moralidade, publicidade, impessoalidade e legalidade. Dessa maneira, cada um desses princípios têm um grande significado para o seguimento tratado, sendo eles:

Eficiência: Este princípio, como citado anteriormente, foi adicionado posteriormente, mias precisamente durante a reforma a reforma administrativa. Basicamente, o que este princípio exige são resultados satisfatórios aos serviços prestados.

Moralidade: este princípio exige que as autoridades públicas apresentem um comportamento adequado e que seja compatível com a situação vivida e com o interesse coletivo que é almejado na situação.

Publicidade: Basicamente, este princípio preza pela transparência do serviço prestado e, além disso, busca que esses serviços passem a devida credibilidade.

Impessoalidade: Este princípio foi registrado com o objetivo de tornar as decisões tomadas pelo direito administrativo, imparciais, isto é, não deve ser considerados (para a tomada de decisões) fatores que promovam o agente administrativo de forma pessoal ou qualquer ato do gênero.

Legalidade: O seu propósito é estabelecer os limites de ação do direito administrativo. Então, basicamente, este princípio define que a administração pública só pode agir dentro dos limites da lei.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais