Buscar

Podem me ajudar?

Questão 3/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia

Leia o fragmento de texto:

“[...] está assentada na subjetividade, na intuição, nos sentimentos, na experiência, no simbolismo e na contingência, privilegiando o singular e não o particular ou o universal e, ao invés da explicação, tem na compreensão a base de inteligibilidade do mundo real”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo César da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. 3ª ed. p.30.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre a geografia da percepção e a geografia teorética-quantitativa, leia as afirmativas a seguir:

I. A geografia da percepção se contrapôs à geografia teorética-quantitativa.
II. A geografia da percepção entende que os indivíduos são determinados pelo meio.
III. Os indivíduos aprendem e avaliam o espaço em grupos e de forma plural, nunca individualmente.
IV. Entre os autores que influenciaram a geografia da percepção estão Sartre e Pierre Bourdieu.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  A

I, II e III

  B

I, II e IV

  C

I e IV

  D

I e III

  E

I e II

💡 3 Respostas

User badge image

Rafael Spada

Diu

_

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A geografia comportamental é uma abordagem da geografia humana que examina o comportamento humano usando uma abordagem desagregada. Os geógrafos comportamentais concentram-se nos processos cognitivos subjacentes ao raciocínio espacial , à tomada de decisões e ao comportamento . Além disso, a geografia comportamental é uma ideologia / abordagem na geografia humana que faz uso dos métodos e pressupostos do behaviorismo para determinar os processos cognitivos envolvidos na percepção ou resposta do indivíduo e reação ao seu ambiente

Por causa do nome, supõe-se frequentemente que tenha suas raízes no behaviorismo . Enquanto alguns geógrafos comportamentais claramente têm raízes no behaviorismo devido à ênfase na cognição, a maioria pode ser vista como cognitivamente orientada. De fato, parece que o interesse do behaviorismo é mais recente e crescente.

Isso é particularmente verdadeiro na área de paisagismo humano. A geografia comportamental se baseia em obras behavioristas antigas, como os conceitos de " mapas cognitivos " de Tolman . Geógrafos comportamentais mais orientados cognitivamente concentram-se nos processos cognitivos subjacentes ao raciocínio espacial, à tomada de decisões e ao comportamento. Geógrafos mais orientados para o comportamento são materialistas e analisam o papel dos processos básicos de aprendizagem e como eles influenciam os padrões da paisagem ou até mesmo a identidade do grupo.

Os processos cognitivos incluem a percepção e cognição ambiental, a descoberta de caminhos, a construção de mapas cognitivos, o apego ao lugar, o desenvolvimento de atitudes sobre espaço e lugar, decisões e comportamentos baseados no conhecimento imperfeito dos ambientes e vários outros tópicos.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais