Buscar

Alexandre comprou uma casa, mas esta precisava de alguns reparos, razão pela qual precisou realizar troca de instalações elétricas e hidráulicas,...

...ampliar a cozinha para permitir o uso de determinados equipamentos, construiu um busto de Alexandre, O Grande, imperador cuja história era por ele admirada e a quem se compara com frequência. Pronta para o uso, Alexandre instalou ar condicionado nos quartos e estacionou seu carro na ampla garagem. Era o lar perfeito! Com base na narrativa, classifique os bens, reciprocamente considerados, e informe quais estão presumidamente abarcados em caso de venda da casa no futuro. São eles: a casa, as instalações elétricas e hidráulicas, a ampliação da cozinha, a construção do busto de Alexandre, O Grande, o ar condicionado, o carro e a ampla garagem.

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

  • A casa - bem principal, nos termos do art. 92, do CC: Art. 92. Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal.
  • As instalações elétricas e hidráulicas – benfeitoria necessária, nos termos do art. 96, caput e §3º, do CC: “Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias.

[...]

§ 3º São necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.

Abarcada pela venda do bem principal.

  • A ampliação da cozinha – benfeitoria útil, nos termos do art. 96, caput e §2º, do CC: “Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias.

§ 2º São úteis as que aumentam ou facilitam o uso do bem.

Abarcada pela venda do bem principal.

  • A construção do busto de Alexandre, O Grande - benfeitoria voluptuária, nos termos do art. 96, caput e §1º, do CC: “Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias.

§ 1º São voluptuárias as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor.

Abarcada pela venda do bem principal, salvo se puder ser retirada (levantada) sem deterioração da coisa.

  • O ar condicionado – pertença, nos termos do art. 93, do CC, não sendo abarcada pela venda do bem principal, conforme art. 94, do CC:

“Art. 93. São pertenças os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro.

Art. 94. Os negócios jurídicos que dizem respeito ao bem principal não abrangem as pertenças, salvo se o contrário resultar da lei, da manifestação de vontade, ou das circunstâncias do caso.”

  • O carro - bem principal, nos termos do art. 92, do CC: Art. 92. Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal.

Não abarcada pela venda da casa, pois não guarda relação de acessoriedade.

  • A ampla garagem – benfeitoria útil, nos termos do art. 96, caput e §2º, do CC: “Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias.

§ 2º São úteis as que aumentam ou facilitam o uso do bem.

Abarcada pela venda do bem principal.

 

Saiba mais com os vídeos de especialistas do Passei Direto:

https://www.passeidireto.com/lista/26438148-bens-juridicos/video/26438151-bens-reciprocamente-considerados-teoria

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais