Buscar

DIREITO PROCESSUAL - PENAL

Pablo e Leonardo foram condenados, em primeira instância, pela prática do crime de furto qualificado, à pena de 02 anos e 06 meses de reclusão e 12 dias-multa, por fatos que teriam ocorrido quando Pablo tinha 18 anos e Leonardo, 21 anos. A pena-base foi aumentada, não sendo reconhecidas atenuantes ou agravantes nem causas de aumento ou diminuição. 
Intimados da sentença, o promotor e o advogado de Leonardo não tiveram interesse em apresentar recurso, mas o advogado de Pablo apresentou recurso de apelação. 
Por ocasião do julgamento do recurso, entenderam os desembargadores por reconhecer que o crime restou tentado, bem como que deveria ser aplicada a atenuante da menoridade relativa a Pablo. 

 

Com base nas informações expostas, os efeitos da decisão do Tribunal 

a) não poderão ser estendidos a Leonardo, tendo em vista que houve trânsito em julgado da sua condenação. 

b) não poderão ser estendidos a Leonardo, tendo em vista que houve trânsito em julgado da sua condenação. 

c) poderão ser parcialmente estendidos a Leonardo, aplicando-se a causa de diminuição de pena da tentativa, mas não a atenuante. 

d) não poderão ser estendidos a Leonardo, pois, ainda que sem trânsito em julgado, em recurso exclusivo de Pablo não poderia haver reformatio in mellius para o corréu. 

 

💡 3 Respostas

User badge image

Denny soares

Acredito que a alternativa correta será a letra C. visto que a menoridade relativa de Pablo é circunstancia pessoal, portanto não será estendida a Leonardo. Não obstante, o reconhecimento da tentativa enseja a comunicação a ambos. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A resposta para a questão supra  é feita pela interpretação do artigo 580 do Código de Processo Penal que dispõe:

Art. 580.  No caso de concurso de agentes (Código Penal, art. 25), a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.

Dessa maneira, um recurso pode sim beneficiar o outro réu desde que o benefício não seja de forma exclusivamente pessoal.

A assertiva A está incorreta, o trânsito em julgado para Leonardo não inibe o aproveitamento do recurso de Pablo. 

A assertiva B está incorreta, o trânsito em julgado para Leonardo não inibe o aproveitamento do recurso de Pablo. 

A assertiva C está correta, pois, a causa de diminuição por ser objetiva pode ser entendida, mas a atenuante menoridade relativa exclusiva de Pablo não pode por ser subjetiva.

A assertiva D está incorreta, pois, o trânsito em julgado não inibe o aproveitamento do recurso de Pablo sendo que a reforma nesse caso é para beneficiar. 

 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Hespanha

Gabarito letra C - Poderão ser parcialmente estendidos a Leonardo, aplicando-se a causa de diminuição de pena da tentativa, mas não a atenuante.

 

CP - Art. 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena:

I - Ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato (atenuante conhecida como menoridade relativa), ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentença;

CPP - Art. 580.  No caso de concurso de agentes , a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.

 

 

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas